GSM ( sistema global para comunicações móveis ) é o tipo mais comum de rede celular , usado por cerca de 80 por cento das redes móveis em todo o mundo , de acordo com a associação GSM. General Packet Radio Service (GPRS) usa a infra-estrutura GSM para conectar os usuários à Internet. Para garantir que os usuários tenham o direito de se conectar através da rede GSM , o sistema GPRS usa a autenticação de desafio-resposta . Este processo é normalmente invisível para o usuário , que está sendo tratada pelo dispositivo móvel e do cartão SIM. Desafio -Resposta
Desde infra-estrutura GSM não é seguro , o envio de informações de identificação apresenta um sério problema de segurança. Qualquer informação que é enviada pode ser interceptado por terceiros e usado para acessar indevidamente rede. Usando uma senha não ajuda a situação desde a senha pode ser facilmente interceptadas.
Para contornar este problema , GPRS usa a autenticação de desafio-resposta . A idéia básica é que o servidor envia um número aleatório para o usuário , que então codifica o número aleatório juntamente com a senha usando uma função hash. Uma vez que o servidor sabe o número aleatório ea senha , ele pode verificar os resultados da função de hash
funções de hash são usados porque eles agem como impressões digitais : . Se dois hashes são as mesmas em seguida, os documentos originais , ou senhas , também são os mesmos. Mas o hash só é útil para a correspondência , mas não fornece qualquer informação sobre o conteúdo do documento
Isso significa que a senha nunca é exposta . . Mesmo que um invasor sabe o número aleatório , a função hash utilizado e a saída da função hash enviado para o servidor , que determina a senha é tão difícil que é quase impossível .
Protocolo
em um GPRS , o centro de autenticação envia um número aleatório chamado RAND para a estação móvel , que envia -lo para o dispositivo móvel. O cartão SIM combina RAND com a chave de usuário , chamada Ki . Esse número maior é então criptografada usando uma função hash e enviado de volta para o centro de autenticação, que usa a mesma função hash sobre Ki mais RAND e verifica os dois resultados contra o outro. Se forem iguais , o usuário tem permissão para a rede.
SIM
cartão SIM do dispositivo celulares desempenha um papel essencial de criptografia neste processo. Todo o método é baseado na suposição de que apenas o dispositivo móvel e o centro de autenticação saber o valor de Ki . Se um atacante descobrisse o valor de Ki , ele poderia fingir ser outro usuário e acessar a rede de forma ilegal.
Cabeamento Ki em um dispositivo móvel não é seguro , porque muitas pessoas teriam acesso ao dispositivo antes de torna-se disponível para o consumidor. Além disso , uma vez que o dispositivo tenha sido adquirido , não há nenhuma maneira conveniente para enviar de forma segura o valor de Ki a partir do dispositivo para o centro de autenticação . O valor de Ki que é codificada em um cartão SIM já é conhecido para o centro de autenticação, tornando desnecessário para transmitir Ki .