O Extensible Authentication Protocol (EAP) foi originalmente concebido para funcionar com o Point-to -Point Protocol (PPP) para a autenticação de enlace de dados . O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE ), aprovada EAP para redes sem fio , conforme definido pelo seu projeto de 802.11. Características
EAP foi projetado para ser flexível e não contém o seu próprio sistema de autenticação. Esses procedimentos são chamados de "métodos" e são publicadas separadamente. Há um grande número de métodos disponíveis , principalmente para redes sem fio.
Função
Embora PPP opera no Data Link Layer da pilha de protocolo de rede , as funções de autenticação são parte da camada de transporte. EAP preenche essas duas camadas . EAP notifica o servidor durante a fase de controle de link que método de autenticação será utilizado. Este processo de autenticação ocorre uma vez a fase de estabelecimento do link esteja concluída.
Métodos EAP
autenticação com EAP é realizado por extensões e não dentro do protocolo EAP procedimentos . Muitos destes métodos foram desenvolvidos como sistemas patenteados . Cisco Systems foram particularmente activa no desenvolvimento de métodos EAP , que desde então se tornaram padrões abertos. Alguns métodos incluem sistemas de criptografia.