sistemas de detecção de intrusão de rede monitorar o tráfego em uma rede para identificar o acesso não autorizado . Um dos métodos utilizados para a detecção é a detecção de intrusão de rede baseada em anomalia , que olha para o uso irregular dos recursos da rede . Características
NIDs baseados em Anomaly trabalhar no princípio de que o intruso não entra na rede , a fim de realizar um trabalho regular. Todo o acesso autorizado tem um propósito relacionado com a função da organização servidos pela rede e assim vai seguir um padrão regular. As atividades do intruso não se encaixam no padrão .
Método
Um recém-instalado baseado em anomalia NID precisa de tempo para reunir informações sobre a atividade regular em uma rede. Esta fase de aprendizagem gera uma linha de base , sob a forma de uma representação estatística da actividade registada . Uma vez que a linha de base foi estabelecida, o NID gera um alerta sempre que a atividade se desvia do padrão normal reconhecido.
Problemas
NIDs baseados em Anomaly precisa de um tempo para reunir estatísticas sobre a atividade de rede "normal" . Durante este tempo , o sistema é não monitorizada e vulnerável ao ataque . Um ataque não detectada pode acabar sendo incluído na avaliação da atividade normal, reduzindo assim a eficácia da estratégia .