Os termos "firewall pessoal" e "firewall de software" são frequentemente usados de forma intercambiável, mas há uma distinção sutil:
*
Firewall de software: Este é um termo amplo que abrange qualquer firewall implementado como um programa de software. Ele pode fazer parte de uma suíte de segurança maior (como McAfee ou Norton), um aplicativo independente (como o Zonealarm ou o Comodo Firewall), ou mesmo embutido em um sistema operacional (como o Windows Defender Firewall). Não implica inerentemente um usuário específico * Target *.
*
firewall pessoal: Este termo refere -se especificamente a um firewall de software projetado para usuários individuais, protegendo um único computador ou uma pequena rede doméstica. É um subconjunto de firewalls de software. A principal diferença é o *caso de uso pretendido *. Um firewall pessoal está focado nas necessidades de segurança de um usuário doméstico, enquanto um firewall de software também pode ser usado em um servidor em uma rede corporativa, um roteador ou outro dispositivo com necessidades de segurança mais amplas.
Em resumo:todos os firewalls pessoais são firewalls de software, mas nem todos os firewalls de software são firewalls pessoais. A distinção é em grande parte sobre a escala e o uso pretendido, em vez de uma diferença técnica fundamental.