? Uma abundância de siglas e referências técnicas na indústria de computadores supera muitos iniciantes de computador e, por vezes, deixa os usuários no mercado por um sentimento modem perplexo . Entre as inúmeras especificações são dois itens aparentemente semelhantes : a velocidade da porta e velocidade do modem . Velocidade do Modem
O mais comum dos dois termos, velocidade do modem refere-se simplesmente a transferência de dados máxima do modem em uma conexão ideal. Velocidades de modem , medida em bits por segundo (bps) , descrever quantos caracteres por segundo o modem pode empurrar através de uma conexão com outro modem de capacidades semelhantes . Muitos modems utilizam algoritmos de compressão digital para maximizar a velocidade de transferência , resultando em conexões de banda larga de muito alta velocidade disponíveis em redes modernas.
Porto velocidade
Enquanto velocidades de modem descrever a rapidez modems pode transferir dados entre duas máquinas , a velocidade da porta descreve o fluxo de dados entre um computador e seus periféricos interna ou diretamente conectada. Embora as velocidades de modem são retardados pelo meio através do qual devem enviar os dados , a velocidade de uma porta em particular em um computador é limitado apenas pela tecnologia utilizada para enviar dados através do modem que port.A ligada a uma porta em série , por exemplo , pode ser limitada a uma taxa de transferência de 230 mil bits por segundo ( 230 Kbps ) por causa das limitações tecnológicas da porta serial. A porta Universal Serial Bus (USB) , por comparação, utiliza uma tecnologia mais recente para suportar velocidades de cerca de 480 milhões de bits por segundo (480 Mbps) . Muito dispositivos de alta velocidade também pode ser conectado a uma porta mais avançada como uma porta interna Small Computer System Interface (SCSI) , que suporta velocidades de até 1.280 milhões de bits por segundo ( 1.28Gbps ) ou uma porta firewire (capaz de 1,6 bilhões , ou 1,6 Gbps ) para velocidades máximas de portas.
História
nos primeiros dias de redes de computadores, modems só foram capazes de transferir alguns bits por segundo ( bps ), como a tecnologia evoluiu , no entanto, modems avançados ganharam a capacidade para transferir milhares de bits (kilobits por segundo ou kbps) . Alguns dos primeiros modems modulada cada bit de dados em sons distintos , separados; esses primeiros modems variou na velocidade de 50 bps para 300 bps. Como modems tornou-se mais amplamente utilizado no final de 1980 e início de 1990 , a tecnologia se desenvolveu rapidamente e modems ganhou a capacidade de transferência de dados mais rápido que 57.600 bits por segundo ( 57,6 kilobits por segundo, ou 57,6 Kbps) . A tecnologia de banda larga empurrado estas velocidades ainda mais rápida , permitindo velocidades de chegar à casa dos milhões de bits por segundo (megabits por segundo, ou Mbps) . Novas transferências de nível comercial de dados de alta velocidade para alcançar os bilhões de bits por segundo ( gigabits por segundo, ou Gbps) .
Throughput
A capacidade de modems e portas para transferir dados a notavelmente altas velocidades pode deixar alguns usuários de computador perguntando por que suas taxas de transferência são significativamente menos do que o anunciado . Alguns usuários podem acreditar , por exemplo, que a velocidade de conexão de 56 Kbps modem acoplado com uma velocidade de porta ainda maior deve ser capaz de transferir um arquivo com um tamanho de " 56K " em um segundo. Na realidade, porém , duas medidas diferentes são usadas em tamanhos de arquivos e velocidades de transferência de modem /porta . Embora velocidades de transferência de modem são avaliados e anunciado em bits , os arquivos armazenados em mídias de computador são feitos sob medida em bytes, ou o número de octetos de 8 caracteres de informação utilizadas para compor o arquivo . Porque um byte é igual a oito bits , velocidades de modem anunciados pode parecer ser oito vezes mais rápido que a taxa de transferência real ( ou transferência de dados ) experimentada pelo usuário.
Considerações
< br >
Enquanto a maioria dos sistemas de computadores modernos utilizam tecnologia de porta avançado para manter o ritmo com as conexões de rede de alta largura de banda ou de Internet, alguns computadores mais antigos podem ter problemas para manter-se com velocidades de modem de banda larga. Computadores vintage que datam tão recentemente quanto o final de 1990 pode ser limitada a porta serial ou a tecnologia de porta paralela . Se um modem de banda larga de alta velocidade está ligado a uma dessas portas mais velhas , o modem que recebe os dados a uma velocidade maior do que ele pode ser transferido para o computador ( devido à velocidade inferior) . O resultado seria a latência excepcional ( uma conexão muito lenta ) , dados corrompidos ou até mesmo uma perda completa de conectividade de rede que o computador se esforça constantemente em vão manter-se com os dados que vem através do modem. Os computadores modernos , no entanto, suportam velocidades de porta que são consideravelmente mais elevados do que os mais rápidos modems disponíveis , de modo que este problema é improvável em novas máquinas .