Em redes de computadores, um protocolo é um conjunto de regras que regem como dois dispositivos de rede irá se comunicar com o outro. Protocolos ainda determinar a forma como os dados a serem transferidos deverão ser divididos , como as porções de dados devem ser embalados , o tamanho do pacote de dados e do tipo de codificação a ser utilizado . Se uma rede é dividida em vários segmentos por um dispositivo de rede intermediário, como um hub ou um switch ou um roteador , os computadores em segmentos diferentes só pode localizar uns aos outros e estabelecer a comunicação se eles usam um protocolo roteável , que tem a capacidade para identificar não apenas computadores , mas os segmentos de rede onde estão localizados . Em redes simples, do segmento único , é mais fácil e mais rápido para estabelecer a comunicação por meio de protocolos não-roteáveis . NetBIOS
NetBIOS ( Rede Básica Input /Output System ) é um protocolo não roteável usado no segmento de redes única área local , ou em segmentos individuais de redes roteadas . A implementação da Microsoft deste protocolo é NetBEUI, após a IBM reforço para NetBIOS , que passou por este nome. NetBios tem várias funções . Ele é usado para registrar o nome de um computador em uma rede , de modo que nenhum outro computador com o mesmo nome do computador pode aderir à rede. Ele pode cancelar o registro de um nome do computador da rede se um computador é desligado ou que tenha seu nome alterado . É também responsável para procurar outros nomes na rede , de modo que, se um computador precisa para se comunicar com outro computador , o protocolo NetBIOS é responsável pelo envio de um pedido para esse computador . Só então é possível estabelecer a comunicação entre os dois computadores.
DLC
O protocolo Data Link Control (DLC) é usado para estabelecer a comunicação entre os computadores mainframe IBM e minicomputadores como o AS/400 . Microsoft incluiu o protocolo DLC para os sistemas operacionais até o Windows 2000. Os downloads estão disponíveis da Microsoft para sistemas operacionais posteriores , mas a Microsoft não garante o download vai funcionar. A implementação da Microsoft de DLC é uma versão de 32 bits usado para permitir que as redes baseadas em PC para se comunicar com mainframes IBM e mini-computadores e requer o uso de software de emulação para permitir isso.
RIP
O Routing Information Protocol (RIP ) é um protocolo não- roteado que , no entanto, desempenha um papel vital em redes roteadas . Em redes roteadas , cada segmento de cabo é conectado a um dispositivo conhecido como um roteador, que pode aceitar muitas conexões segmento de cabo. Routers são ligados uns aos outros para formar redes maiores . Em um ambiente roteado , os computadores em segmentos diferentes são identificados por um número exclusivo conhecido como um endereço IP. Redes roteadas empregar o protocolo TCP /IP , e parte do endereço IP de um computador identifica o segmento de rede o computador está conectado. Os roteadores precisam saber quais cabos para enviar informações para baixo para estabelecer conexões entre computadores em segmentos remotos . Roteadores manter registros de a melhor forma de enviar dados para segmentos remotos usando o menor número de segmentos. Esses registros são mantidos em uma tabela de informações de roteamento que é atualizado em cada roteador. Sempre que um segmento é adicionado a um roteador, o RIP não roteável é usado para atualizar todos os outros roteadores conectados a esse roteador. Sendo marcas não-roteáveis RIP um protocolo rápido e eficiente.