Um modelo cliente-servidor tem um servidor que supervisiona e gerencia os computadores clientes chamadas estações de trabalho. Um servidor é o repositório central de arquivos, aplicativos e políticas . Ele pode hospedar vários programas e compartilhar recursos , como impressoras e unidades de rede , estações de trabalho que pode usar . Um modelo cliente-servidor é inicialmente caro para configurar por causa das exigências mais elevadas de hardware e software da rede , mas a flexibilidade, escalabilidade e acessibilidade , eventualmente, compensar a desvantagem inicial. Centralização
A principal vantagem de uma rede cliente-servidor através de uma rede peer-to -peer é que os servidores podem gerenciar toda a rede. A configuração centralizada torna mais fácil fazer backup de arquivos , proteger contra ameaças e compartilhar recursos. Em um modelo cliente-servidor, impressoras e unidades de armazenamento podem ser compartilhados. Em vez de instalar uma impressora por computador , as empresas podem instalar impressoras no nível do servidor , permitindo que as impressoras sejam compartilhados como um recurso. Isso economiza não só dinheiro, mas também o espaço valioso . Um espaço de armazenamento centralizado facilita o backup e recuperação de arquivos em caso de perda de dados. Além disso , os servidores podem gerenciar políticas de rede , fazendo com que uma rede cliente-servidor mais seguro do que uma rede peer-to -peer .
Flexibilidade
Outra vantagem importante cargo de gerenciamento centralizado é que é fácil de implantar atualizações ou upgrades . A rede cliente-servidor pode implantar automaticamente as alterações em todo o sistema que variam de uma grande atualização para novos sistemas operacionais para atualizações regulares , tais como arquivos de dados do anti-vírus ou patches da Microsoft com intervenção mínima do usuário . Upgrades e atualizações também podem trabalhar em segundo plano sem que os usuários saber que programas estão sendo atualizados ou atualizado.
Escalabilidade
Um modelo cliente-servidor oferece mais espaço para o crescimento ou a substituição . Compare adição de 100 computadores em um modelo cliente-servidor e em uma configuração peer-to -peer . Em um modelo cliente-servidor, um administrador pode facilmente incorporar os computadores na rede e instalar todos os aplicativos necessários. Tudo o que ' s necessário pode ser facilmente empurrado a partir do servidor para os computadores para obtê-los em funcionamento. Adicionando 100 computadores para uma configuração peer-to -peer seria trabalhoso, como administrador teria que ligá-los um de cada vez e instalar aplicativos em cada computador. Além disso, quando as estações de trabalho ficam danificados ou perdidos em uma rede peer-to -peer , os dados desses postos de trabalho é perdido. Os dados de estações de trabalho perdidos ou danificados em um modelo cliente-servidor é facilmente substituído .
Acessibilidade
Embora o acesso remoto é possível tanto para cliente-servidor e peer-to- peer , configurações cliente-servidor tem várias opções de segurança e autenticação para garantir que o acesso remoto a qualquer computador dentro da rede é segura. Firewalls, sistemas de detecção de intrusão e canais seguros para uma rede privada virtual garantir que os computadores dentro da rede estão protegidos de hackers , oferecendo trabalho -de-casa aos usuários a oportunidade de acessar a rede com segurança do lado de fora e móvel .
< Br >