? Um modelo cliente-servidor é um sistema de rede na qual os servidores gerenciar centralmente os clientes ou estações de trabalho. As estações de trabalho são os computadores de usuários comuns como desktops e laptops , enquanto os servidores são computadores mais poderosos que executam funções específicas para e-mails , bancos de dados e políticas de segurança dentro da rede. Vantagens
Um modelo cliente-servidor fornece gerenciamento central para a rede. Com os servidores o funcionamento da rede , é mais fácil de proteger e proteger a rede contra vírus e hackers que se os computadores são deixados para executar a critério do usuário. Também torna mais fácil para se adaptar às mudanças e rupturas porque os servidores backup um do outro e proporcionar transições suaves de novas tecnologias ou de expansão da rede .
Desvantagens
Um servidor do cliente modelo é caro para configurar e manter. Servidores têm requisitos mais elevados para o espaço em disco , memória e processadores porque eles têm cargas de trabalho mais pesadas do que as estações de trabalho . Os aplicativos de servidor também são caros porque eles são feitos e projetados para gerenciar uma rede. Em uma configuração de servidor do cliente , a rede é fortemente dependente dos servidores. Se os servidores são alvo de ataque e trouxe para baixo, toda a rede sofre também.
Especialista introspecção
Ao aferir qual o sistema de rede para se adaptar , ele é melhor pesar os prós e contras , bem como o custo da criação . Para pequenas redes que só precisam ser conectados uns aos outros e à Internet, uma rede peer-to -peer é mais vantajoso . Para redes maiores , incluindo aqueles que têm o seu próprio sistema de correio e bancos de dados e onde a informação é sensível e integral, ter um modelo cliente-servidor compensa a despesa relativa da configuração inicial para a segurança da rede .
< Br >