O ônibus campo processo (PROFIBUS ) é um padrão para redes de cabeamento para a fabricação de automação. A norma foi uma invenção alemã e suas implementações são encontrados principalmente naquele país. Características
Um ônibus é como uma espinha dorsal. É um longo fio para que vários equipamentos anexar. A espinha dorsal é , na verdade, um feixe de fios unidos por um conector . O conector tem vários pinos , cada um dando acesso a um dos fios no pacote.
Protocolos
PROFIBUS define três padrões. PROFIBUS FMS é uma especificação mensagem fieldbus detalhando as mensagens de comunicação para uso com PROFIBUS . PROFIBUS DP ( periféricos descentralizados ) comunica entre um controlador centralizado e sensores e atuadores no chão de fábrica de fábrica. PROFIBUS PA ( automação de processos ) monitores de equipamentos de medição.
História
A Associação Central da Indústria Elétrica ( ZVEI ) criado PROFIBUS com financiamento fornecido pelo Alemão Departamento de Educação e Pesquisa em 1987. A gestão dos protocolos foi entregue à Organização de Usuários PROFIBUS ( PNO ), um grupo sem fins lucrativos criada em 1989.