velocidades Gigabit em redes locais ( LANs) estão crescendo em popularidade como os preços dos componentes que compõem a rede continuam a diminuir. Embora nem todos os LAN precisa das capacidades e velocidade de uma infra-estrutura gigabit , eventualmente, rede gigabit será tão comum como as redes de velocidade 10/100 são agora. Roteadores
Roteadores servir como o ponto de conexão entre redes separadas , o que é por isso que eles são muitas vezes referidos como gateways. Um roteador , muitas vezes serve como ponto de conexão central, especialmente em redes menores para casa que têm um switch gigabit integrado no router. Um roteador com interfaces gigabit é capaz de enviar e receber tráfego de rede e direcioná-lo para a interface de saída apropriada. No caso de uma rede doméstica , o roteador se comunica diretamente com a ligação à Internet , como um cabo ou modem DSL .
Switches
Com a rede gigabit , interruptores são uma obrigação. Hubs operar em um ônibus de rede compartilhada , a velocidades de até 100 megabits por segundo. Com um barramento compartilhado , cada computador conectado ao hub deve esperar sua vez para se comunicar, e não há dois computadores ou dispositivos podem se comunicar ao mesmo tempo exato . Networking velocidade Gigabit requer uma chave que separa cada dispositivo em um link ponto -a-ponto , e todos os dispositivos são capazes de comunicar em simultâneo. Home networking Gigabit normalmente envolve um switch gigabit embutido no roteador, embora possa ser usado switches adicionais .
Cabos
rede Gigabit requer cabos Ethernet de um determinado padrão . Cabeamento categoria 3 é adequado para redes 10 megabits e linhas de telefone . Cabo Categoria 5 é adequado para redes de 100 megabits . Em conexões de rede Ethernet gigabit a ter lugar, categoria 5e ou Categoria 6 cabo deve ser usado. A diferença entre cada um destes cabos encontra-se nas características eléctricas , tais como o número de torções por metro nos fios . Embora tipicamente encontrados em redes corporativas e raramente no ambiente doméstico , gigabit (e mais rápido) networking também ocorre o uso de cabos ópticos que transmitem luz em vez de pulsos de eletricidade .
End Devices
dispositivos finais
, como computadores , também deve ser capaz de velocidades de gigabit . Por exemplo, uma infra-estrutura de rede gigabit pode ser posto em prática , como um switch gigabit e Categoria 5e cabo Ethernet , mas se o dispositivo final só é capaz de se conectar a 100 megabits por segundo , a velocidade gigabit não ocorre. No entanto , uma vez que a rede gigabit requer o uso de switches gigabit , apenas o link que contém o dispositivo mais lento é afetado , enquanto o restante da rede ainda opera em velocidades de gigabit .