Existem dois tipos de redes para escolher ao configurar sua rede doméstica , com cada um fornecendo uma lista de vantagens e desvantagens. Saber como você deseja gerenciar a sua rede irá ajudá-lo a decidir qual deles irá melhor atender às suas necessidades . Você também pode ouvir o peer-to -peer e redes cliente /servidor comumente referidas como redes de infra-estrutura. Peer-to- peer grupos de trabalho
Usando um grupo de trabalho peer-to -peer geralmente consiste de dois a 10 computadores , todos conectados sem fio ou via cabo. Todo o software que você precisa para se comunicar a partir de um sistema para outro está incluído no Windows, bem como os sistemas operacionais da Apple. No entanto, cada computador precisa de seu próprio sistema operacional , aplicativos e programas, a fim de vincular à rede. Uma vez que o computador é um membro do grupo de trabalho, você pode compartilhar os recursos em cada sistema com todos os outros computadores na rede .
Cliente-Servidor Domínio
usando o domínio cliente -servidores consiste em permitir que um computador chamado de "servidor" para gerenciar e compartilhar todos os recursos na rede com todos os "clientes" ou outros computadores . Cada cliente deve ter , no mínimo , o seu próprio sistema operacional. O servidor requer um sistema operacional de rede , a fim de gerenciar a rede . Um exemplo é o Microsoft Server 2008 para um sistema baseado em DOS. Arquivos e aplicativos são geralmente armazenadas no servidor , o que mantém o controle sobre quem tem acesso aos dados e hardware periférico , como impressoras que fazem parte da rede .
Segurança
Segurança em uma rede peer-to -peer está à mercê do usuário menos experiente . Backups são feitos numa base individual e cada usuário é responsável pela segurança e integridade do seu próprio computador, bem como da rede. Segurança em um domínio cliente-servidor é gerenciado pelo servidor, que dá permissão para que os clientes acessem dados e dispositivos. Por exemplo, como um cliente, que deseja imprimir um documento encontrado no servidor. Você envia uma solicitação para o servidor , que aceita o seu pedido com base em suas "permissões " ou nível de acesso . O servidor então envia o documento para a impressora adequada na rede.
Que para escolher
redes domésticas A maioria das pequenas que consistem em dois , três ou quatro computadores são pares -to-peer grupos de trabalho . Cada pessoa cuida de seu próprio computador e cada computador tem acesso a uma impressora com localização central. Como o sistema cresce e você adicionar mais periféricos, como um sistema de scanner, entretenimento e jogos que você pode considerar um domínio cliente-servidor. Você pode atribuir determinadas tarefas a determinados computadores , tais como documentos conta - pagador e importante será mantido em seu computador do escritório para casa. Como suas necessidades de segurança aumento , a rede cliente-servidor torna-se mais prático, com um sistema e administrador do sistema lidar com backups do sistema e software de segurança.