O Protocolo Bootstrap é mais velho que o Dynamic Host Configuration Protocol . DHCP foi desenvolvido a partir da plataforma de procedimentos BOOTP , e assim por DHCP é geralmente considerado como uma melhoria em BOOTP. Os dois sistemas são geralmente considerados como métodos alternativos e , por vezes, intercambiáveis de distribuição de endereços IP . Endereços IP
endereços IP são definidos pelo Protocolo de Internet. Infelizmente, o número de endereços disponíveis ao abrigo deste regime está a esgotar-se e assim por grandes redes e provedores de internet manter um pool de endereços IP e alocá-los aos membros da rede quando necessitam de acesso à Internet. Isso é chamado de endereçamento IP dinâmico . BOOTP foi criado em 1985 antes da existência de endereços IP dinâmicos . Foi desenvolvido com a noção de que cada computador seria alocado um endereço IP permanente . Isso é chamado de endereçamento IP estático . Endereçamento IP dinâmico permite que as redes para manter menos endereços IP que o número de computadores em seu sistema . Isso é porque ele é calculado de que nem todos os computadores vão estar ativos ao mesmo tempo.
DHCP
Como uma invenção posterior , DHCP tem refinamentos no modelo BOOTP. DHCP utiliza procedimentos de BOOTP e estrutura da mensagem de solicitação de endereço IP e entrega. No entanto, ele estendeu os campos no formato de mensagem para incluir instruções de configuração. BOOTP exige que o computador para enviar uma segunda mensagem solicitando um arquivo de inicialização com detalhes de configuração , após ter adquirido o seu endereço IP . A operação monofásica de DHCP é classificado como uma vantagem sobre processo de duas fases do BOOTP.
BOOTP vs DHCP
DHCP e BOOTP tanto alocar endereços IP para computadores por um tempo limitado . Uma vez que um endereço IP foi alocado , um computador pode parar de usá-lo , mas não ser capaz de devolvê-lo formalmente para a piscina. Isso ocorreria no caso de um acidente , ou se o computador foi abruptamente desligado. DHCP tem um contrato de arrendamento padrão de oito dias para uma alocação de endereços , mas este período é geralmente definida como um período mais curto . BOOTP foi projetado para a atribuição de endereços IP estático e tem um contrato de arrendamento padrão de 30 dias. Isso significa que os endereços IP perdidos permanecerá perdido e não recuperados por um período maior do que na mesma situação com DHCP.
Não Renovação
BOOTP não têm quaisquer procedimentos de renovação. DHCP permite que os computadores para estender seu domínio de um endereço através da aplicação de uma renovação . Isso significa locações mais curtos são práticos, pois os usuários contínuos vai estender suas concessões repetidamente. Arrendamentos curtos significa endereços IP perdidos podem ser recuperados mais rapidamente. Cliente DHCP também tem a opção de solicitar uma extensão para um servidor diferente daquele a partir do qual eles têm o seu arrendamento. Isso permite que vários servidores DHCP para cobrir o tempo de inatividade do outro.