Vários protocolos de rede local sem fio (WLAN) existem ao longo dos anos, mas o dominante hoje é
IEEE 802.11 , que abrange uma família de padrões. Dentro da família 802.11, existem várias variações, oferecendo velocidades, intervalos e recursos diferentes. Aqui estão alguns chave:
*
802.11a: Opera na banda de 5 GHz, oferecendo velocidades mais rápidas que seus antecessores, mas com um alcance mais curto. Em grande parte obsoleto agora.
*
802.11b: Opera na banda de 2,4 GHz, oferecendo uma velocidade e alcance moderados. Também em grande parte obsoleto.
*
802.11g: Opera na banda de 2,4 GHz, oferecendo velocidades significativamente mais rápidas que 802.11b, mantendo a compatibilidade com versões anteriores. Também em grande parte obsoleto, embora alguns dispositivos herdados ainda possam usá -lo.
*
802.11n: Opera nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz, usando a tecnologia de entrada múltipla e de saída múltipla (MIMO) para obter velocidade e alcance significativamente melhorados em comparação com os padrões anteriores. Embora seja substituído, ainda é relativamente comum.
*
802.11ac: Opera principalmente na banda de 5 GHz, utilizando MIMO e canais mais amplos para velocidades ainda mais rápidas e faixa melhorada que 802.11n. Tornando -se menos comum à medida que os padrões mais recentes são adotados.
*
802.11ax (Wi-Fi 6): Opera nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz (e também de 6 GHz em Wi-Fi 6E), oferecendo melhorias significativas na velocidade, eficiência e capacidade por meio de tecnologias como OFDMA e MU-MIMO. Atualmente, este é um padrão amplamente utilizado.
*
802.11BE (Wi-Fi 7): O mais novo padrão, oferecendo velocidades e capacidade ainda mais altas que o Wi-Fi 6, utilizando canais mais amplos e técnicas de modulação mais avançadas. A adoção ainda está em seus estágios iniciais.
É importante observar que esses padrões não são mutuamente exclusivos. Muitos dispositivos suportam vários padrões 802.11, permitindo que eles se conectem a diferentes redes e utilizem a melhor velocidade e conexão disponíveis. Além disso, recursos específicos dentro desses padrões (como protocolos de segurança WPA2 e WPA3) também são aspectos críticos da funcionalidade da WLAN. O foco está mudando para 802.11ax (Wi-Fi 6) e 802.11BE (Wi-Fi 7) como os padrões dominantes para redes sem fio modernas.