Um exemplo importante de como a leitura mudou em nosso mundo em rede é a
fragmentação da atenção e a ascensão da leitura de desnatação .
Antes da Internet, a leitura era em grande parte uma atividade linear e focada. Você pegava um livro ou jornal e lia do começo ao fim, ou pelo menos de maneira relativamente estruturada. Agora, nossa leitura é frequentemente interrompida e multifacetada:
*
hiperlinks e várias guias: Passamos entre artigos, vídeos e postagens de mídia social, raramente se envolvendo profundamente com qualquer peça de texto. Nossa atenção é constantemente puxada em direções diferentes.
*
Skimming and Scanning: Somos treinados para escanear rapidamente as manchetes, resumos e imagens para decidir o que vale o nosso tempo, em vez de absorver textos inteiros minuciosamente. Isso leva a uma compreensão mais rasa e menos retenção.
*
Conteúdo acionado por algoritmo: Feeds de mídia social e agregadores de notícias Curatem nossa experiência de leitura, geralmente priorizando o sensacionalismo ou o engajamento em relação à precisão factual ou análise aprofundada. Isso pode levar a câmaras de eco e filtrar bolhas, limitando nossa exposição a diversas perspectivas.
*
conteúdo efêmero: Muito do que lemos on -line é temporário - postagens de mídia social, comentários, histórias efêmeras - que desaparecem rapidamente, deixando pouco impacto duradouro. Isso contrasta com a permanência de livros físicos e arquivos.
*
Leitura colaborativa: As plataformas on -line permitem anotação, comentário e compartilhamento de textos, criando uma experiência de leitura mais interativa e social. Isso pode melhorar o entendimento, mas também potencialmente distrair da leitura focada.
Em essência, embora o mundo da rede tenha expandido dramaticamente o acesso a informações e facilitou novas formas de leitura, ele também alterou nossos hábitos de leitura, geralmente favorecendo a velocidade e a amplitude da profundidade e do foco. A leitura linear e focada do passado agora é frequentemente complementada por, ou mesmo substituída por uma experiência de leitura on-line mais fragmentada, multimodal e rápida e rápida.