Os endereços IPv6 geralmente não são categorizados em apenas três tipos. A categorização é mais sutil, mas podemos agrupá -los nessas categorias comumente entendidas:
1.
endereços Unicast: Eles identificam uma única interface. Este é o tipo mais comum, análogo aos endereços públicos e privados do IPv4. Na Unicast, existem subcategorias como o Unicast Global (rotável na Internet), Link-Local (usado para comunicação em um único segmento de rede) e endereços locais exclusivos (semelhantes aos endereços IPv4 privados).
2.
endereços multicast: Eles identificam um grupo de interfaces. Os pacotes enviados para um endereço multicast são entregues a todas as interfaces que se juntaram a esse grupo multicast. Isso é usado para aplicativos como videoconferência ou streaming.
3.
Endereços de anycast: Eles identificam um conjunto de interfaces, mas os pacotes são entregues apenas para * um * dessas interfaces - normalmente o mais próximo. Isso geralmente é usado para itens como servidores DNS ou redes de entrega de conteúdo (CDNs).
Enquanto outros tipos de endereços mais específicos existem dentro dessas categorias mais amplas, essa quebra de três partes captura as diferenças fundamentais na forma como os endereços IPv6 são usados.