O espaço de endereço IPv6 é significativamente maior que o seu antecessor, IPv4. Ele usa 128 bits para representar um endereço, em comparação com os 32 bits do IPv4. Essa vasta expansão resolve o principal problema de exaustão de endereço que atormentou o IPv4.
Aqui está um detalhamento do espaço de endereço IPv6:
*
Tamanho: 2
128
endereços. Este é um número astronomicamente grande - aproximadamente 3,4 x 10
38
endereços. Para colocar isso em perspectiva, há muito menos átomos no universo observável do que existem endereços IPv6.
*
Representação: Os endereços IPv6 são representados usando a notação hexadecimal, dividida em oito blocos de 16 bits separados por pontos (:). Por exemplo:`2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334`. Os zeros líderes em cada bloco podem ser omitidos (por exemplo, `` 2001:db8:85a3 ::8a2e:370:7334`), e blocos consecutivos de zeros podem ser substituídos por um cólon duplo (:) - mas apenas uma vez por endereço.
*
Tipos de endereço: Os endereços IPv6 são categorizados em vários tipos, incluindo:
*
endereços Unicast: Identifique uma única interface. Estes são o tipo mais comum, análogo aos endereços públicos e privados do IPv4. Eles incluem endereços unicast globais (globalmente rotáveis), endereços locais de link (para comunicação em um único segmento de rede) e endereços locais exclusivos (para redes privadas).
*
Endereços multicast: Identifique um grupo de interfaces. Semelhante aos endereços multicast IPv4, eles permitem enviar um único pacote para vários destinatários simultaneamente.
*
Endereços de Anycast: Identifique um conjunto de interfaces, mas os pacotes são entregues a apenas um deles (o "mais próximo", com base no roteamento).
*
Endereço não especificado: `::` (todos os zeros) - usado como espaço reservado ou endereço padrão.
*
Endereço de loopback: `::1` - equivalente ao` 127.0.0.1` do IPv4, usado para testar na máquina local.
O tamanho do espaço de endereço IPv6 garante que a exaustão de abordar não seja um problema próximo no futuro próximo. O desafio agora está mais na transição do IPv4 para o IPv6 e no gerenciamento eficiente desse enorme espaço de endereço.