As portas COM, abreviação de portas de comunicação, fornecem uma interface física para comunicação entre um computador e dispositivos externos. O termo "porta COM" está associado principalmente a computadores mais antigos e é frequentemente encontrado em computadores desktop e em alguns modelos de laptop.
Nas arquiteturas anteriores de computadores pessoais, as portas COM eram geralmente representadas por uma interface física que consistia em um conector de 9 ou 25 pinos na parte traseira ou lateral do gabinete do computador. Essas portas permitiam comunicação serial, onde os dados são transferidos um bit por vez através de uma única linha de comunicação.
As portas COM eram comumente usadas para conectar vários dispositivos, como modems, impressoras, mouses e outros periféricos que exigiam comunicação serial. Os dispositivos estabeleceriam comunicação com o computador conectando-se a uma das portas COM disponíveis.
A nomenclatura das portas COM segue uma convenção em que cada porta recebe um número consecutivo. Por exemplo, COM1, COM2, COM3 e assim por diante. A disponibilidade de portas COM em computadores modernos varia e muitas vezes são substituídas por interfaces mais versáteis e padronizadas, como Universal Serial Bus (USB).
É importante notar que o termo “porta COM” é usado principalmente em referência às portas de comunicação serial tradicionais. Com os avanços na tecnologia de computadores, muitos dispositivos periféricos agora utilizam outras interfaces como USB, Thunderbolt ou protocolos sem fio como Wi-Fi ou Bluetooth.