Uma porta COM, abreviação de porta de comunicação, é uma interface de hardware em um computador que permite a conexão e comunicação com dispositivos externos. As portas COM são usadas para comunicação serial, o que significa que os dados são transmitidos um bit de cada vez através de um único fio, em contraste com a comunicação paralela, onde vários bits são transmitidos simultaneamente. Tradicionalmente, as portas COM eram usadas principalmente para conectar periféricos como modems, impressoras, mouses e teclados a um computador.
Essas interfaces físicas prevaleciam principalmente em computadores pessoais (PCs) rodando em MS-DOS ou versões anteriores de sistemas operacionais Microsoft Windows. As portas COM foram identificadas usando o prefixo "COM" seguido de um número, por exemplo, COM1, COM2 e assim por diante. Cada porta foi associada a um endereço de hardware específico e uma linha de solicitação de interrupção (IRQ).
Com a introdução de padrões de conectividade mais avançados, como Universal Serial Bus (USB), FireWire e interfaces sem fio como Bluetooth, Wi-Fi e Ethernet, o uso de portas COM diminuiu gradualmente. Muitos computadores contemporâneos não vêm equipados com portas COM dedicadas, pois a funcionalidade foi integrada a outros conectores mais versáteis ou virtualizada por meio de drivers de software.
No entanto, em certas aplicações, as portas COM ainda são utilizadas para conectar equipamentos industriais especializados, dispositivos periféricos mais antigos ou sistemas embarcados que requerem comunicação serial. Para tais aplicações, é possível utilizar adaptadores ou conversores externos para estabelecer comunicação através de portas COM através de interfaces mais modernas como USB ou Ethernet.