Quando você vive em uma área rural , as opções de conectividade com a Internet pode ser poucos e distantes entre si. Você pode ser capaz de obter a cabo ou DSL , se você está perto o suficiente para o centro mais próximo da população. Mas se você está realmente muito lá fora , a única opção pode ser a conectividade via satélite , como o serviço oferecido pela HughesNet . Como funciona o satélite
Internet via satélite é um conceito bastante simples. Um sinal de um computador é enviado para o espaço, recebidas por um satélite e retransmitido para uma estação base com uma conexão de Internet de alta velocidade. A estação base envia o pedido para a Internet mais ampla e aguarda a resposta. A resposta é recebida, transmitida de volta ao satélite e , em seguida, enviado de volta para o computador que o sinal original foi enviado . Do ponto de vista técnico , não é tão diferente de qualquer outro tipo de serviço de Internet sem fio, com o pouco grande exceção do próprio satélite.
Latência
computador linguagem , a latência é o tempo que leva para um pedido a ser enviado e uma resposta a ser recebido. Sobre conexões normais terrestres , este tempo é medido em milissegundos. Através de uma ligação por satélite , isto é medido em segundos . A principal razão para isto é porque a distância percorrida pelo sinal é suficientemente grande para que a velocidade da luz ser um factor limitante . Um satélite em órbita geoestacionária senta um total de 22 mil milhas acima do equador . Devido a isso, cada seqüência de solicitação-resposta tem de percorrer 88.000 milhas .
Bandwidth
A largura de banda de um sinal é a quantidade de dados que ele pode transportar em um único segundo . A maioria das conexões DSL e cabo são tipicamente capaz de atingir velocidades de cerca de 6 a 12 Mbps (megabits por segundo). Satélite, por outro lado , é limitado a cerca de 1,5 a 2 Mbps para um plano básico . A razão para isto é uma limitação da capacidade de processamento de dados de satélite . Como cada satélite HughesNet tem de lidar com potencialmente dezenas a centenas de milhares de clientes , tem que limitar a largura de banda disponível para cada cliente.
Consequências
O resultado final do esta combinação de problemas de latência e largura de banda é que HughesNet nunca vai ser tão rápido quanto qualquer uma das outras alternativas. Enquanto e-mail e navegação na web são perfeitamente utilizáveis , VoIP (Voice over Internet Protocol) e de jogos são quase completamente fora de questão . MMORPGs ( Massively Multiplayer Online Role-Playing Games) são pouco jogável, e " contorcer " jogos do estilo , como tiro em primeira pessoa , são flat out não pode ser reproduzido . Devido às limitações de largura de banda , streaming de vídeo é duvidoso na melhor das hipóteses . Fluxos de dados de alta definição não são viáveis, e até mesmo streaming de áudio pode ser inferior a ideal.
Alternativas
Porque o cliente típico de Internet via satélite vive em uma área rural, lá muitas vezes há alternativas mais baratas disponíveis . Se o preço não é objeto, a única alternativa possível é uma linha de dados alugada, como uma conexão T-1 . Estes tipos de conexões são muito caros, geralmente custando centenas de dólares por mês, e um T-1 ainda é de apenas 1,5 Mbps. A conexão mais rápida , como um T-3 , pode custar milhares por mês. Se você sentir-se a iniciar um coletivo Wi- Fi rural , essa pode ser uma alternativa viável. Caso contrário, você está muito presa com satélite.