Desde o surgimento das redes de computadores na década de 1960 , as redes cliente-servidor serviram como pilares para a troca de dados e comércio global. Redes cliente-servidor são, de longe o modelo de rede mais popular, como a relação claramente definida entre cliente e servidor ajuda a agilizar a transferência de dados e enriquecer a experiência do usuário. Redes cliente-servidor são bastante simples de configurar, e muitas ferramentas de rede software estão prontamente disponíveis. História
O modelo de rede global de hoje começou no início dos anos 1960 com clusters de computadores interligados com modems de laboratório através do sistema de telefone. Em 1968, Bob Taylor de Projetos de Pesquisa Avançada Agência de Defesa (DARPA ) propôs uma infra-estrutura de rede global, chamado ARPANET. Este modelo é a base para a Internet moderna , e incluiu um esquema cliente-servidor para conexões de computador. Redes cliente-servidor , em sua forma moderna , taxas de muitas formas de dados, como páginas web, e-mail e informações de compra online.
Significado
redes cliente-servidor literalmente correr a Internet . Porque este modelo define claramente a relação entre o servidor (host de dados) e do cliente ( consumidor de dados ) , as conexões são eficientes e simplificada entre computadores, em uma troca ordenada de dados. As conexões de rede com base no modelo cliente-servidor ter capturado a parte de servidor e de cliente , incluindo sistemas de e-mail e web hosting por causa da confiabilidade dos dados em trânsito mercado. Graças aos algoritmos especiais de correção de erros , a transferência de dados do servidor do cliente é praticamente livre de anomalia. Networking servidor
Tipos
cliente roda em cima de uma série de "camadas ", da rede que oferecem tudo, desde a conexão física ( com fio /sem fio) para os endereços de computadores (Internet Protocol - IP ). Redes cliente-servidor com freqüência usuário TCP (Transmission Control Protocol) , que fornece um método ordenado , livre de erros de conexão com servidores . Como uma vantagem sobre redes peer-to -peer , as conexões cliente-servidor são centralizados , escaláveis , flexíveis e interoperáveis e acessíveis a muitos tipos diferentes de computadores geridos pelos clientes.
Inconvenientes
Há alguns inconvenientes menores ao modelo de rede cliente-servidor . Redes são executados sobre TCP (Transmission Control Protocol) ter dados adicionais e sobrecarga tempo para implementar seus algoritmos de correção de erros . Servidores centralizados são mais suscetíveis ao ataque de hackers do que os sistemas peer- to-peer . Além disso , os servidores podem estar sujeitos a carga de tráfego esmagadora , pois eles são os únicos que armazenam dados (ao contrário de nuvem ou sistemas de dados peer- to-peer ) . Apesar destes inconvenientes, o modelo cliente-servidor é esmagadoramente a forma mais popular de rede a partir de 2010 .
Advantanges
As vantagens de usar um sistema de rede cliente-servidor são numerosos. Muitas vezes, as empresas e usuários domésticos desejam o acesso centralizado de dados em um banco de dados ou outro esquema de armazenamento . Protocolos padrão , como o IP (Internet Protocol) de endereçamento e DNS (Domain Name System) torná-lo simples de configurar e ampliar uma rede cliente-servidor para trabalhar com vários clientes diferentes. O principal objetivo para redes cliente-servidor é para ser acessível por clientes com diferentes sistemas operacionais e hardware através de uma interface comum.