A tecnologia da Microsoft Remote Procedure Call ( RPC) cliente /servidor permite que os programadores ligar computadores diferentes e executar seu software separado em conjunto, como se fosse um único programa. Instruções de execução de código são transportados através de uma rede usando protocolos RPC que estabelecem as regras básicas para o processo. Sem Microsoft RPC e protocolos RPC , muita informação adicional teria de ser codificada manualmente em todos os programas de software distribuído. Em junho de 2010 , a Microsoft suporta três protocolos RPC . Computing Architecture rede orientada à conexão (protocolo NCACN )
O protocolo orientado a conexão Computing Architecture Network ( NCACN ) é usado para o envio de instruções de execução de código entre aplicativos executados em dois ou mais sistemas de computadores remotos. Ao utilizar uma sessão de comunicação orientado a conexão, o cliente eo servidor de acordo com as regras que regem o caminho de transporte de rede e de dados " checkpoints " antes que qualquer informação é transferida. O servidor fornece confirmações para o sistema cliente que solicita a confirmação de que o servidor está em execução e que recebeu o pedido. Além disso , os controlos são colocados sobre o fluxo de dados entre os sistemas para fazer a transferência de mais uniforme e fiável .
Protocolos de comunicação diferentes são combinados para criar uma " sequência do protocolo ", uma linguagem utilizada por sistemas operacionais de rede para se comunicar com outros computadores na rede. A seqüência de protocolo determina como os pedidos de execução de código são transmitidos a partir de um computador para outro .
Quando solicitações de dados RPC remoto são enviados via NCACN protocolo através da rede TCP /IP padrão , a seqüência de protocolo ncacn_ip_tcp é usado.
Quando as solicitações RPC são enviados através de uma porção da memória do sistema chamado de " pipe ", que atua como um canal de informação, a sequência do protocolo ncacn_np é usado.
Se as solicitações RPC remotos são transportados através de TCP /IP usando um Microsoft Internet Information Server ( IIS) como Hypertext Transfer Protocol ( HTTP) proxy, a sequência do protocolo ncacn_http é usado.
Network Computing Architecture Datagram Protocol ( NCADG )
< br >
pedidos Microsoft RPC também podem ser enviadas através de uma rede usando um método de transporte sem conexão . Este tipo de protocolo RPC é chamado de Computação Arquitetura de Rede protocolo de datagramas ( NCADG ) . Oferece transporte de dados mais rápido do que o protocolo NCACN mas é muito menos confiável.
O protocolo NCADG envia solicitações RPC para um servidor remoto em um datagrama ou pacote. No entanto, usando um método de transporte sem conexão através de uma rede é comparável com o envio de uma mensagem em uma garrafa através de um oceano , já que não há reconhecimento servidor positivo da solicitação RPC , sem autenticação e sem garantia de entrega de dados. A partir de julho de 2010, as seqüências de protocolo associados são considerados " obsoletos e não devem ser utilizadas em novas aplicações ", segundo a Biblioteca MSDN da Microsoft.
Computing Architecture Rede Local Remote Procedure Call (Protocolo ncalrpc )
Há momentos em que um programador precisa usar RPC para enviar pedidos de execução de código entre programas distintos que funcionam em um sistema host único . Nesses casos , o protocolo de chamada de procedimento remoto local de Computação Arquitetura de Rede , ou ncalrpc , é usado. Ncalrpc , também referida como uma chamada de procedimento RPC ou local local ( LPC) , é uma função built-in do sistema operacional do sistema host. Portanto, há protocolos adicionais ou seqüências de protocolo são obrigados a enviar solicitações RPC entre o cliente eo servidor.