IGMP , ou Internet Group Management Protocol , é um sistema para organizar os membros de uma transmissão compartilhada pela Internet via IP , ou Internet Protocol. Por exemplo, se várias pessoas estão participando de uma conferência da Web, tudo que eles precisam para experimentar a mesma informação mais ou menos ao mesmo tempo. Os indivíduos do grupo são todos registrados e gerenciados pelo anfitrião e roteadores via IGMP . IGMP é uma parte do pacote TCP /IP em que o maior número de conexões à Internet baseiam-se, apesar de ter sido removido da versão seis padrões , que usam um método alternativo de gestão de multicast . Existem três versões do IGMP .
A primeira versão do IGMP foi publicado em agosto de 1989 como um meio de compartilhar a transmissão de dados a partir de uma única fonte para vários computadores ou sistemas de clientes diferentes IGMPv1 . Ele logo foi incorporada no conjunto TCP /IP como padrão para IP multicast . Versão uma descreve os elementos básicos de IP multicast , bem como métodos para o estabelecimento de uma sessão multicast eo sistema de registo de membros dessa sessão. Pacotes IGMPv1 conter informações sobre o tipo de conexão utilizada, os dados reais que estão sendo transmitidos e um checksum de 16 bits para garantir os dados não são corrompidos em trânsito.
IGMPv2
a segunda parcela do IGMP foi lançado em novembro de 1997 , com uma série de melhorias em relação à versão anterior , incluindo melhorias de segurança . Redes mais rápidas permitiram um melhor tratamento de grandes quantidades de dados, e versão duas normas incorporadas novas habilidades e preocupações de que o aumento da largura de banda tornou possível . IGMPv2 também fornece recomendações para a sua adopção em hosts da Web e roteadores de rede , e possui um formato de pacote simplificado , incluindo informações versionamento .
IGMPv3
Versão três o IGMP foi lançado em outubro de 2002 e foi um relativamente simples atualização de certos elementos de IGMPv2 . Ela permite a comunicação mais rápida de participação do cliente, especialmente em sistemas de banda larga onde os sistemas podem se beneficiar de recursos liberados -up.