comandos de ajuda da rede são úteis para obter informações sobre a rede em que o computador reside e informações sobre outros computadores dentro da mesma rede. Comandos de ajuda da rede também facilitar a configuração de rede, transferência de arquivos e colaboração com computadores remotos. Estes programas de linha de comando são encontrados em seu diretório do Windows. Alguns destes comandos são especializados e são principalmente para especialistas em rede , enquanto outros são úteis para os usuários médios de rede. Ferramenta de Configuração IP do Windows ( ipconfig )
Este comando exibe os valores de configuração de rede TCP /IP. Para usá-lo , digite ipconfig no prompt de comando . Você pode ganhar o seu endereço IP na Internet, se você estiver conectado diretamente à Internet . Caso contrário, se você estiver em uma rede local conectado através de um roteador , a informação é diferente e você vai ter o seu endereço local na rede. Existem alguns parâmetros para adicionar funções para ipconfig . Para ver a lista dos parâmetros , basta digitar " ipconfig /? " Os mais comumente utilizados são " liberar " e " renovar ", que libere o endereço IP e renová-lo novamente. Eles são muito úteis para corrigir conflitos de endereços IP ou endereços IP inválidos.
Ping
Ping envia um ICMP ( Internet Control Message Protocol) de pacotes echo-request para o específico host. Você pode obter um pacote ICMP de volta quando o anfitrião responde . Você pode enviar um pacote para um endereço IP ou um endereço de site para testar se ele está instalado e medir o seu tempo de resposta. É uma forma de avaliar a qualidade da conexão a um host. Para usar o comando , simplesmente digite ping . Quando o host responde , você terá seu endereço IP e um tempo de ida e volta para o envio de um pacote. Nos casos de falha de comando ou rejeição host, você vai ter " pedido excedeu o tempo " mensagem.
Netstat
Netstat mostra as conexões TCP ativas e as portas em que o computador está escutando , as estatísticas de protocolo e estatísticas Ethernet . Ele tem vários parâmetros para ilustrar inúmeros recursos de conexões TCP ( protocolo de conexão de transmissão ) e de rede . Netstat pode ser utilizado para examinar se um spyware ou trojans formaram conexões que você desconhece . O comando " netstat-a " irá listar todas as suas conexões enquanto o " netstat- b" irá mostrar os arquivos executáveis incluídos na formação de uma ligação.