A International Standards Organization (ISO) é responsável por definir os padrões que são reconhecidos em todo o mundo . A ISO define vários protocolos usados para facilitar a comunicação através da Internet. Estes protocolos são divididos dentro da Open Systems Interconnection ( OSI) modelo de referência de sete camadas , usado para refletir os vários níveis de comunicação que fazem serviços de Internet possível. Comunicações na Internet são dependentes da existência de protocolos bem definidos , ea ISO formaliza estas definições . Camada de Aplicação
Software que permite aos usuários acessar serviços de Internet é construído em cima da camada OSI Aplicação . Protocolos na camada de aplicativos permitem que aplicações da Internet e da Internet para criar interfaces entre os usuários finais e recursos de rede. Protocolos da camada de aplicação incluem Hypertext Transfer Protocol ( HTTP) , que é utilizado para solicitar e receber páginas da web , e File Transfer Protocol (FTP) , que é usado para transferir arquivos entre computadores cliente e servidor .
camada de Apresentação
a camada de apresentação converte os dados enviados pela rede em um formato que pode ser utilizado na camada de aplicação . A camada de apresentação torna a comunicação possível entre diferentes tipos de sistema , como ele lida com a codificação , decodificação, criptografia e descriptografia de dados. Assim, a camada de apresentação define a sintaxe de dados que está sendo comunicada. Apresentação protocolos incluem Tipos de Mídia Internet (MIME) e Secure Sockets Layer (SSL).
Camada de sessão
A camada de sessão é responsável pela gestão de conexões entre nós em uma rede. A conexão entre um computador local e remoto na Internet é modelado como uma sessão, com diálogo contínuo que ocorre dentro de um contexto reconhecido. A camada de sessão administra estas "conversas" e trata de iniciar , manter e terminar sessões . Protocolos sobre a camada de sessão incluem Rede Basic Input Output System ( NetBIOS ) , Session Announcement Protocol ( SAP ) e Layer 2 Tunneling Protocol ( L2TP) .
Transport Layer
a camada de transporte lida com a passagem real de dados entre os hosts na rede. Os dados são transportados em pacotes discretos , ea camada de transporte fornece os meios para recuperar e integrar os vários pacotes de informações que estão sendo enviadas para e de aplicações. Transmission Control Protocol ( TCP) e User Datagram Protocol (UDP) estão entre aqueles comumente usado na camada de transporte .
Camada de Rede
Os modelos da camada de rede , as rotas entre nós em uma rede , o que torna possível a criação de caminhos lógicos ao longo do qual os dados podem ser enviados . A camada de rede é responsável pelo gerenciamento de endereçamento de locais de rede e para o tratamento de problemas de congestionamento. O Internet Protocol ( IP ) é o protocolo primário que torna a comunicação possível e Internet permite que os aplicativos para enviar dados entre os hosts usando seus endereços de rede.
Data Link Layer
A camada de enlace de dados é responsável pela codificação, decodificação e verificação de erros dos pacotes de dados sendo enviados através da rede. Existem inúmeros protocolos utilizados na camada de enlace de dados , incluindo o protocolo ponto a ponto (PPP) , Asynchronous Transfer Mode (ATM) e Synchronous Data Link Control ( SDLC ) .
Camada Física
A camada física é onde as comunicações de dados são realmente representados no hardware, através de componentes elétricos. Os dados no nível físico é um fluxo de bits sendo enviados e recebidos através dos dispositivos mecânicos que compõem a rede física. Protocolos utilizados no nível físico se relacionam com os componentes de hardware que está sendo usado e incluir a Ethernet Camada Física ( IEEE 802.3) , Universal Serial Bus (USB) e Bluetooth.