Nos primeiros dias da Internet , muitas universidades diferentes e fabricantes de redes desenvolveram suas próprias tecnologias que lhes permitam ligar os dispositivos em uma rede. Para a Internet para trabalhar como faz hoje , esses dispositivos de diferentes entidades tinham que ser capaz de falar com o outro. Inicialmente , este foi um problema, já que todos eles usavam seus próprios protocolos de decoro. Esta foi a principal razão para a concepção e desenvolvimento de Internet Protocol (IP).
IP
A idéia por trás IP era criar um protocolo que pode encapsular diferentes protocolos de nível superior e, portanto, torná-los transparentes ao viajar através de uma rede . O uso de IP significa que diferentes fornecedores que usam protocolos diferentes podem se comunicar livremente por " embrulho " seus dados em torno de um datagrama IP , que é essencialmente um pedaço de dados e um cabeçalho que contém informações como a origem eo destino endereços . IP logo se tornou o padrão para comunicações em rede e ainda é o protocolo oficial para comunicações via Internet .
TCP e UDP
Transmission Control Protocol (TCP) e User Datagram Protocol ( UDP) são protocolos de nível superior que trabalham acima do nível IP . Ambos são usados como um conjunto de regras para governar como os dados são enviados e reconhecidos. Eles trabalham no mesmo princípio como IP da maneira que eles encapsulam dados : Os dados que é recebido pelo TCP e UDP é " enrolado " dentro de um pacote TCP ou UDP. Isto significa que todos os dados podem ser enviados e qualquer dispositivo que suporte TCP e UDP é capaz de transportá-lo .
Principais Benefícios de protocolos
Protocolos aos designers e desenvolvedores uma maneira completamente transparente de transporte de dados através de uma rede . Um desenvolvedor de software não precisa se preocupar como os dados são enviados através de uma rede. Em vez disso, ele simplesmente garante que o aplicativo usa TCP ou UDP, e os protocolos irá lidar com a mecânica de como os dados são segmentados , transportados e reconhecido.
IP versão 6
IP versão 6 é um acessório para o protocolo IP atual (versão 4). Versão 6 resolve muitos problemas em termos de segurança, desempenho e, mais importante , o espaço . A versão 4 do protocolo IP permite apenas 4294967296 (232) endereços . Esta questão foi temporariamente superada com o uso de Network Address Translation ( NAT) , mas este por sua vez significava conectividade end-to -end foi comprometida. IP versão 6 permite 2 (128) endereços .