Dados viaja através de uma rede de pacotes. Uma mensagem de e-mail, streaming de vídeo ou outro arquivo enviado através da Internet é composta de muitos desses pacotes , que são reagrupados em sua forma original por um computador na extremidade de recepção . Cada pacote tem um cabeçalho que contém os dados necessários para encaminhar os dados para o destino pretendido. Às vezes, um nó pode ter de dividir um pacote em unidades menores chamadas de fragmentos. O cabeçalho fornece identificação para cada fragmento , permitindo que o nó de destino para remontar os fragmentos em sua devida ordem . Origem e Destino
versões do Internet Protocol 4 e 6 têm diferentes campos de cabeçalho reservados para a identificação de pacotes, mas ambos contêm o endereço IP de origem do pacote , o dispositivo que enviou os dados originais e destino do pacote nos seus cabeçalhos . Cabeçalhos dos pacotes IPv4 reservar 32 bits para o IP " Endereço de origem" e campos " Endereço de Destino " , permitindo IPv4 para fornecer endereços para cerca de 4,3 bilhões de dispositivos conectados à Internet. A Internet Assigned Numbers Authority distribuiu os últimos endereços IPv4 disponíveis em 3 de fevereiro de 2011. IPv6 resolve este problema, fornecendo 128 bits para os seus campos de endereço , multiplicando o número de endereços disponíveis de forma exponencial.
Fragmentação Manipulação em IPv4
Um IPv4 " Identificação do cabeçalho do pacote , "" Flags "e campos" Fragment offset " fornecer as instruções necessárias para reconstruir o pacote original . O campo Identificação contém um valor numérico atribuído a todos os fragmentos de um pacote , assegurando que o dispositivo de destino sabe que os fragmentos pertencem aos pacotes recebidos. O campo Flags contém três pedaços , cada um dos quais pode ter um valor de " 1" ou "0 ". O terceiro bit no campo Flags é a bandeira " Mais Fragmentos " , que tem um valor de " 1" se é o último fragmento de um pacote , deixando o nó de destino sabe que ele tem todos os fragmentos necessários para reconstruir o pacote. O valor do campo Deslocamento de fragmento é única para cada fragmento , indicando ordem seqüencial do fragmento no pacote original e permitindo que o dispositivo de recepção para remontar os fragmentos na ordem correta .
Fragmentação Manipulação em IPv6 cabeçalhos dos pacotes
padrão IPv6 não contêm campos para armazenar informações de fragmentação . Em vez disso, se um pacote precisa ser fragmentado , dispositivos que utilizam o protocolo IPv6 irá adicionar um cabeçalho de extensão para o pacote contendo a informação de que o dispositivo receptor precisa reconstruir o pacote. O dispositivo a transmitir os dados adiciona o cabeçalho de extensão , porque sob IPv6, somente os nós transmitindo os pacotes podem fragmentar-los . O cabeçalho de extensão contém um campo "Identificação" , que serve a mesma função que o campo "Identificação" em pacotes IPv4 . Uma vez que o pacote chegue ao seu destino , o dispositivo utiliza a informação da fonte e destino, juntamente com os dados do cabeçalho de extensão, para reconstruir o pacote original .
Identificar pacotes exigindo a entrega Prioridade
campo " Precedência " do IPv4 permite que o nó de transmissão para atribuir uma prioridade a entrega de um pacote, de passagem de rotina através da rede para instruir a rede para dar maior prioridade na entrega do pacote do que em todos os outros pacotes com mais baixos valores de campo de precedência IP . O cabeçalho do pacote IPv6 fornece um campo de " Traffic Class " , que atribui prioridade de entrega para o pacote e um campo de " Flow Label ", que diz que a rede atribua a mesma prioridade para todos os pacotes dentro de um fluxo de dados específico.