? Embora possa ser difícil de acreditar , hoje, quando a Internet começou é era nada mais do que um meio para que os cientistas , bibliotecários e outros profissionais técnicos para compartilhar informações. Sem linguagem comum para a comunicação entre computadores , não demorou muito tempo para perceber a necessidade de padronizar a forma como computadores "falou " com o outro. Desta necessidade nasceu o conceito de protocolos, essencialmente formas universais de comunicação entre sistemas de computadores. A metodologia de File Transfer Protocol (FTP) é uma resposta rápida a esta necessidade . O FTP é
Transferência de informações de um computador para outro, ou de um servidor para outro, é uma das funções básicas da tecnologia da Internet. No entanto, a transferência de grandes arquivos pela Internet , muitas vezes exigem mais segurança do que simplesmente anexar documentos a um e-mail . O tamanho de um arquivo pode limitar a capacidade de utilizar meios menos seguros também. A resposta é FTP, desde que fez uma conexão de cliente para um servidor FTP requer o acesso a um site seguro (o servidor FTP) . Uma vez acessado, um usuário (ou "cliente" ) pode fazer o upload ou download de arquivos de forma segura para ou a partir do site FTP. Estes podem então ser acessados por outros usuários (clientes) com as mesmas permissões. O resultado é a capacidade de compartilhar arquivos com segurança e informações , sem as limitações de tamanho e de segurança de e-mail.
Como funciona o FTP
Iniciando uma transferência de arquivos usando o protocolo de transferência de arquivos inicia-se com um computador cliente . Este poderia ser o seu computador desktop em casa ou no escritório. O "cliente" então contata um servidor de computador (FTP , neste caso) , digitando o endereço certo , assim como o acesso a uma página web, e entra o nome de usuário ea senha apropriados . Agora, o cliente é capaz de visualizar, fazer upload ( enviar arquivos ) ou baixar ( salvar arquivos sentado no servidor FTP) dados de forma segura . Se existem limitações para o que pode ser visto ou ações tomadas em um servidor FTP , eles são provavelmente devido ao administrador do site limitar o acesso por razões de segurança .
Conexões ativas FTP
Transferência de arquivos usando FTP ativo começa com o cliente computador iniciando ativamente uma conexão , ou seja introduzir o nome de utilizador e senha, para abrir uma linha de segurança , ou a porta , com o servidor FTP. Quando a ligação tiver sido feita, o cliente espera , enquanto o servidor FTP faz a conexão final. Este processo foi muito bem até o advento da firewalls. Como a segurança tornou-se uma preocupação maior, firewalls que bloqueavam a intrusão não autorizada eram necessidades . O problema surge quando se tenta fazer uma conexão FTP ativo com firewalls porque o firewall percebe a tentativa como uma ameaça potencial de segurança , e provavelmente não vai permitir que ele ocorra. Os administradores podem , por vezes, definir o firewall para permitir conexões de servidor FTP.
Conexões FTP passivas
Evitando problemas de firewall no envio e recuperação de arquivos usando FTP é gerida por muitos usando conexões FTP passivas . Ao contrário de conexões ativas que exigem que o cliente para iniciar o contato antes que o servidor FTP irá " reconhecer " eles, conexões passivas são realizadas , mantendo as linhas de servidores FTP (portas) aberto e à espera de um computador cliente para fazer contato. Este processo de iniciar as conexões de cliente de FTP evita a natureza problemática de firewalls ao tentar compartilhar informações entre clientes e servidores FTP.