Um número de porta de origem é um número inteiro não assinado de 16 bits usado para identificar a porta na qual uma mensagem foi originada. Normalmente é usado em conjunto com um número de porta de destino para identificar uma conexão de rede específica.
Por exemplo, quando um navegador da web envia uma solicitação a um servidor da web, o número da porta de origem é normalmente um número aleatório entre 1024 e 65535. O número da porta de destino é a conhecida porta 80, que é a porta padrão para tráfego HTTP.
Os números de porta de origem também são usados em outros tipos de conexões de rede, como FTP, SMTP e Telnet. Nestes casos, o número da porta de origem normalmente é escolhido pelo sistema operacional ou aplicativo que está iniciando a conexão.
Os números das portas de origem normalmente não são visíveis para os usuários, mas podem ser úteis para solucionar problemas de rede. Por exemplo, se um usuário não conseguir se conectar a um servidor web, ele poderá usar o número da porta de origem para identificar o aplicativo ou processo que está bloqueando a conexão.