Os principais fatores que determinam se um sistema de comunicação é uma rede de área local (LAN) ou uma rede de ampla área (WAN) se resume a
escopo geográfico, propriedade e gerenciamento: 1. Escopo geográfico: *
LAN: Cobre uma área geográfica relativamente pequena, normalmente um único edifício, escritório ou campus. A área geralmente é limitada o suficiente para ser de propriedade e gerenciada por uma única organização. Pense na rede de um único prédio de escritórios.
*
WAN: Abrange uma área geográfica muito maior, potencialmente entre cidades, estados, países ou mesmo continentes. Isso requer o uso de linhas arrendadas ou redes públicas para conectar diferentes locais. Pense na rede de uma empresa que conecta vários escritórios em todo o país.
2. Propriedade e gerenciamento: *
LAN: Geralmente pertencente e gerenciado por uma única organização. Isso permite um maior controle sobre segurança, desempenho e manutenção.
*
WAN: Geralmente envolve várias organizações ou fornecedores. Diferentes partes da rede podem pertencer e gerenciadas por diferentes entidades, levando a considerações mais complexas de gerenciamento e segurança. Por exemplo, os provedores de serviços de Internet (ISPs) gerenciam partes de uma WAN.
3. Mídia de transmissão: Embora não seja uma característica definidora, o tipo de meios de transmissão geralmente se correlaciona com LAN/WAN:
*
LAN: Normalmente, usa meios de alta velocidade, como cabeamento de pares torcidos, fibra óptica ou tecnologias sem fio (Wi-Fi) dentro de uma área contida. Geralmente são de propriedade e controlados pelo proprietário da LAN.
*
WAN: Freqüentemente depende de linhas arrendadas (por exemplo, linhas T1, T3), redes públicas (por exemplo, Internet) ou links de satélite, que cobrem distâncias mais longas e geralmente envolvem vários fornecedores.
4. Velocidade e latência: *
LAN: Geralmente oferece velocidades mais altas e menor latência devido à sua menor extensão geográfica e conexões dedicadas.
*
WAN: Velocidades e latência são significativamente impactadas pela distância e pelo tipo de conexão usada. A latência pode ser muito maior devido aos sinais de distâncias mais longas devem viajar.
5. Topologia: Embora não esteja definindo exclusivamente, a topologia da rede tende a ser mais simples em LANs (por exemplo, estrela, ônibus, anel) em comparação com as topologias mais complexas e heterogêneas frequentemente encontradas em Wans.
Em resumo, embora o meio de transmissão e a topologia possam ser sugestivos, os diferenciadores centrais entre LAN e WAN são a extensão geográfica da rede e a
propriedade e gerenciamento responsabilidades. Uma grande rede pertencente e operada inteiramente por uma única organização * poderia * tecnicamente ainda ser uma LAN, mas isso é raro para redes que cobrem grandes distâncias. A grande maioria das redes que cobrem uma grande área geográfica são wans.