Para distribuir a carga da rede entre vários adaptadores e utilizar diferentes interfaces de rede para diferentes tipos de tráfego, você pode configurar uma técnica conhecida como “Network Bonding” ou “Link Aggregation”. Aqui está um guia geral para fazer isso em um computador Windows usando dois adaptadores de rede (Ethernet e Wi-Fi):
1. Configurar adaptadores de rede: - Certifique-se de que os adaptadores Ethernet e Wi-Fi estejam instalados e conectados corretamente.
2. Acessar conexões de rede: - Pressione a tecla Windows + R e digite "ncpa.cpl" (sem aspas) e pressione Enter para abrir a janela Conexões de rede.
3. Selecione adaptadores de rede: - Selecione os ícones do adaptador Ethernet e Wi-Fi mantendo pressionada a tecla Ctrl e clicando em cada ícone.
4. Clique com o botão direito e escolha "Conexões de ponte": - Clique com o botão direito em qualquer um dos adaptadores selecionados e escolha a opção “Conexões de Ponte” no menu de contexto.
5. Confirmar ponte: - O Windows criará uma nova conexão de rede chamada “Ponte de Rede”. Clique em “Sim” para confirmar a ponte entre os dois adaptadores de rede selecionados.
6. Definir como padrão (opcional): - Se desejar, você pode clicar com o botão direito em “Ponte de Rede” e selecionar “Definir como Conexão Padrão” para priorizar esta conexão para acesso à internet.
7. Distribuição de tráfego: - O tráfego de rede agora será distribuído entre os adaptadores Ethernet e Wi-Fi com base na carga, garantindo acesso ininterrupto à Internet. Dependendo do sistema operacional e da configuração da rede, a distribuição do tráfego pode ser dinâmica ou baseada em regras específicas.
Notas adicionais: - A ligação ou ponte de rede pode exigir hardware específico e suporte de driver no seu computador. Consulte a documentação do seu dispositivo ou o site do fabricante para saber a compatibilidade.
- As etapas específicas para criar uma ponte de rede podem diferir ligeiramente dependendo da sua versão do Windows.
- Atribuir tipos de tráfego específicos (por exemplo, upload/download) a diferentes adaptadores pode exigir configuração avançada por meio de políticas de rede ou balanceadores de carga baseados em software.
- Alguns roteadores ou switches de rede podem não suportar a agregação de múltiplas conexões de rede. Consulte o administrador da rede ou a documentação para confirmar a compatibilidade no nível da infraestrutura da rede.