Routing Information Protocol (RIP) é um dos mais antigos protocolos de roteamento associados ao TCP /IP ( Transmission Control Protocol /Internet Protocol). RIP é executado em " sistemas autônomos ", o que significa que não se via fora dos limites de uma rede em uma rede conectada. Este aulas -lo como um "Interior Routing Protocol ". História
A base de RIP anterior à Internet . Ele é baseado no algoritmo de Bellman- Ford , que remonta a 1957. Foi implantado pela primeira vez em redes início em 1967 e foi parte da ARPANET , que foi o precursor acadêmico da Internet. Sua definição para uso com o Internet é gerenciado pelo Internet Engineering Task Force (IETF).
Características
RIP é um " Distance- Vector Routing Protocol ". Ele conta o número de ligações em uma rede que tem uma rota . O percurso com o menor número é escolhido para transmitir pacotes de dados. RIP não é muito sofisticado , mas sua força é a sua simplicidade. É mais fácil de configurar do que outros protocolos de roteamento e requer menos recursos computacionais.
Alternativas
Sistema Intermediário Intermediate System (ISIS ) e Open Shortest Path First ( OSPF ) são protocolos de roteamento mais complicados que têm ultrapassado RIP em popularidade para o roteamento interior . Estes acompanhar o status de todos os caminhos à sua disposição . Eles classificar cada caminho de acordo com a distância e congestionamento do tráfego. Se a transmissão não ocorre por um caminho , esse caminho é rebaixado no ranking. Estes protocolos escolher o " menor custo ", ou " caminho mais curto ".