A maioria dos protocolos de roteamento em uso hoje em redes com fio e pela Internet são dinâmicos Protocolos de Roteamento . Estes protocolos manter um registro de todas as rotas disponíveis e atualizar periodicamente essa biblioteca, ou em reação a informação enviada por outros roteadores , ou gravando o desempenho de rotas. Função
Roteadores informar-se mutuamente de suas conexões. Essas informações são passadas para todos os roteadores contactáveis e cada um usa essas informações para criar uma tabela de todos os caminhos possíveis para um ponto de extremidade específico. Existem diferentes métodos para encomendar estas rotas por preferência . Um protocolo de roteamento dinâmico ajusta esses rankings e adiciona caminhos disponíveis ao longo do tempo . Um protocolo de roteamento "estático" , não.
Método
Os rankings são decididos por um dos dois métodos. Um método conta o número de links de uma mensagem atravessa para chegar ao seu destino por um caminho particular. O número mais baixo é preferido . Este é um protocolo Distance- Vector. O método alternativo é " Link State ", que leva em conta a distância , bem como o número de saltos. Se um caminho é usado e falhar, esse caminho é rebaixado no ranking.
Implementação
O Routing Information Protocol é um Distance Vector dinâmico protocolo. O Open Shortest Path First ( OSPF ) Protocolo e Sistema Intermediário Intermediate System (ISIS ) Protocolo são dois protocolos Link State dinâmicos .