O Routing Information Protocol (RIP) é parte da suíte TCP /IP de protocolos . Foi usado pela primeira vez para a ARPANET , em 1967 , o que significa que pré-data que é hoje a Internet. Embora amplamente implementadas , RIP não foi projetado para lidar com a extensão atual da rede . O padrão foi reformulado e re- publicado como RIP2 em 1993. Base
RIP2 descreve as extensões para a definição RIP originais. Grande parte dos procedimentos RIP originais foram transportados para RIP2 . RIP é um " Distance- Vector Routing Protocol ", baseado no algoritmo de Bellman- Ford , que foi definido pela primeira vez em 1957.
Função
RIP conta o número de ligações em uma rede que a rota vai demorar. O percurso com o menor número é escolhido para transmitir pacotes de dados. Ele não vê para além de um limite de rede . Não faz rota entre as redes.
Desenvolvimentos
contas rip2 para alterações feitas no Internet Protocol ( IP) sistema de endereçamento . " Classes " endereçamento e "máscaras de sub-rede " foram adicionados à definição IP e , como um sistema de roteamento , RIP precisava ser capaz de lidar com essas mudanças no formato do endereço . RIP2 também inclui procedimentos para autenticação de roteador e multicasting.