Os dois principais grupos de roteamento em redes cabeadas são protocolos Distance Vector e protocolos de estado do link. Ambos os grupos são operados por roteadores e são implementadas através de uma tabela de rankings. A principal diferença entre os dois grupos é a forma como eles classificam as entradas em tabelas de roteamento . Internet Routing
Outro fator que divide os protocolos de roteamento em dois grupos é se eles operam em uma rede privada ou operar em toda a Internet. A rede privada é chamado de " Sistema Autônomo ", porque o administrador da rede pode escolher qualquer protocolo de roteamento sem referência a qualquer outra pessoa. Os protocolos de roteamento que operam em redes privadas são chamados de " Interior Protocolos de Roteamento . " Os protocolos de roteamento que apontam sistemas autônomos juntos são chamados de " Exterior Protocolos de roteamento . " Como todos os roteadores têm que falar a mesma língua , apenas um protocolo de roteamento exterior pode ser em funcionamento . O primeiro foi chamado de " Exterior Gateway Protocol ", mas este foi substituído pelo "Border Gateway Protocol . " Estes são os dois protocolos Distance Vector .
Distance Vector Protocolos
Cada roteador conectado à Internet tem de operar o Border Gateway Protocol . Isso faz com que os protocolos Distance Vector a divisão mais utilizada de protocolos de roteamento . Esta foi a forma original do protocolo de roteamento e remonta a antes da Internet foi criado. O pré- cursor do Internet foi chamado ARPANET e usou o Routing Information Protocol . Este protocolo foi o modelo para todos os protocolos Distance Vector subseqüentes e ainda está em operação hoje. RIP foi definido pela primeira vez em 1967 , mas o seu algoritmo de roteamento remonta a 1957. Este é o algoritmo de Bellman- Ford.
Distância Método Vector
A base de protocolos Distance Vector é o método de classificação utilizado em tabelas de roteamento . A tabela de roteamento contém entradas para todas as rotas possíveis para um destino. A distância é medida como um número de "saltos" para o destino , e não o número de milhas . A hop é uma ligação entre dois dispositivos de rede , por isso, se uma rota precisa passar por cinco roteadores para chegar a um destino e um segundo passa por sete roteadores para atingir o mesmo local , a primeira dessas duas vias tem a classificação mais alta . A entrada da tabela para cada rota apenas registra a contagem de saltos e que os vizinhos imediatos do roteador é o primeiro roteador na cadeia . Ele não registra o endereço de cada roteador no caminho .
Protocolos Link State Protocolos
Link State são mais recentes do que os protocolos Distance Vector e são cada vez mais populares porque eles alcançar melhores resultados. Os protocolos Link State operar da mesma forma como os protocolos Distance Vector . Eles compõem uma tabela de todas as rotas possíveis e classificar cada caminho . A característica distintiva de protocolos Link State é que eles rebaixar uma rota cada vez que uma mensagem é enviada de volta porque um dos elos da rota falhou. Protocolos Distance Vector não conta para a confiabilidade dos links em suas rotas . Gravando o estado das rotas é como protocolos " Link State " tem sua classificação.