O termo "roteador de rede CAT5" é um pouco impróprio. Vamos quebrá -lo:
*
cat5 (categoria 5): Isso se refere a um tipo de cabo Ethernet. É um cabo de par torcido usado para transportar sinais de dados em redes com fio. Embora ainda funcional, ele foi amplamente substituído pelos cabos Cat5E e Cat6, que oferecem melhor desempenho.
*
roteador: Um roteador é um dispositivo de rede que encaminha pacotes de dados entre redes de computadores. Os roteadores executam as funções "direcionamento de tráfego" na Internet. Um roteador conecta duas ou mais redes, como sua rede doméstica à Internet.
Portanto, você não tem um "roteador Cat5" diretamente. Um roteador não * se torna * um "roteador Cat5" simplesmente porque você conecta os cabos CAT5 a ele.
Em vez disso, você tem um roteador que * usa * CAT5 (ou CAT5E, ou Cat6, etc.) cabos para se conectar a dispositivos e à Internet mais ampla. Em suma, um roteador é o dispositivo e o Cat5 é o cabo que se conecta a ele. A maioria dos roteadores hoje terá portas compatíveis com os cabos CAT5, CAT5E e CAT6. O cabo usado determina a velocidade máxima suportada pela conexão física.
Portanto, o dispositivo que você provavelmente quer dizer é um roteador com portas Ethernet que são comumente usadas com CAT5 ou cabos similares. Ele executa as funções normais de um roteador (roteamento de tráfego, fornecendo NAT etc.), mas usa cabos Ethernet padrão para suas conexões com fio.