A principal vantagem de usar números de porta UDP pré-projetados (também conhecidos como portas conhecidas, aquelas numeradas 0-1023) é
simplificação do desenvolvimento e implantação de aplicativos .
Como essas portas são reconhecidas globalmente e associadas a serviços específicos (por exemplo, porta 80 para HTTP, porta 21 para FTP), os aplicativos que os usam não exigem que os usuários especifiquem o número da porta ao se conectar. O aplicativo cliente pode simplesmente se conectar ao nome do host ou endereço IP apropriado, e o sistema operacional sabe direcionar o tráfego para a porta correta. Isso torna os aplicativos muito mais amigáveis e mais fáceis de implantar, porque não há necessidade de configuração complexa de porta.
No entanto, essa facilidade de uso vem com a desvantagem significativa de que apenas usuários privilegiados (normalmente raiz ou administrador) podem vincular a essas portas, aumentando o risco de segurança de executar aplicativos com eles. É por isso que a maioria dos aplicativos opta pelo uso de portas efêmeras (portas numeradas mais altas atribuídas dinamicamente).