Não há um único comando que mostre universalmente o caminho * inteiro * que um pacote segue * todos * roteadores internos antes de sair de uma LAN. A visualização do caminho depende do sistema operacional específico do roteador e dos recursos ativados. No entanto, vários comandos e técnicas podem fornecer peças do quebra -cabeça:
*
`traceroute` (ou` tracert` no Windows): Este é o mais próximo que você poderá ver o caminho do hop-by-hop. Ele envia pacotes com valores crescentes de TTL (tempo para viver), fazendo com que os roteadores intermediários respondam com seus endereços IP. Isso mostra os roteadores ao longo do caminho *para um destino específico *. Não mostrará necessariamente * todos * roteadores internos se o destino for interno à sua rede. Se o destino for externo, mostrará o caminho da sua máquina para o destino externo.
*
Configuração do roteador: Examinar as tabelas de roteamento em cada roteador interno (`show IP Route` no Cisco iOS, por exemplo), revelará como os roteadores estão encaminhando o tráfego. Ao seguir manualmente as entradas da tabela de roteamento, você pode * inferir * o caminho. Isso é trabalhoso intensivo e requer acesso à configuração de cada roteador.
*
Captura de pacotes (tcpdump, wireshark): O uso de uma ferramenta de captura de pacotes em uma máquina estrategicamente colocada (por exemplo, perto da borda da sua LAN) permitirá que você veja os pacotes e os cabeçalhos deles. Você pode examinar os endereços IP de origem e destino e, potencialmente, o TTL para juntar um caminho. No entanto, isso requer uma boa compreensão da análise da rede e pode ser difícil de interpretar.
*
Ferramentas de monitoramento de rede: Sistemas sofisticados de monitoramento de rede (como Solarwinds, PRTG etc.) geralmente fornecem recursos de visualização de caminho e podem mapear o fluxo de tráfego de rede, permitindo que você veja os pacotes de caminho tomar. Essas ferramentas geralmente envolvem configuração e despesa mais significativas.
em resumo: `traceroute` (ou` tracert`) é o seu melhor ponto de partida para uma visão * parcial *, mas não mostrará o caminho interno completo, a menos que seu destino também esteja dentro da sua rede. Para obter uma imagem completa, você provavelmente precisará combinar o `Traceroute` com o exame de configurações do roteador ou usando ferramentas de monitoramento de rede mais avançadas.