Vários protocolos são usados para roteamento, dependendo do contexto (por exemplo, protocolos de gateway interior vs. externo, vetor à distância vs.-link-state). Os mais comuns incluem:
*
Protocolos de gateway interior (IGPs): Usado em um sistema autônomo (AS), um único domínio administrativo como a rede de uma empresa. Exemplos incluem:
*
RIP (protocolo de informações de roteamento): Um protocolo de vetor à distância, relativamente simples, mas menos escalável.
*
ospf (Caminho mais curto aberto primeiro): Um protocolo de Estado Link, mais complexo, mas altamente escalável e eficiente.
*
EIGRP (Protocolo de roteamento de gateway interior aprimorado): Um protocolo híbrido proprietário da Cisco, combinando aspectos do vetor à distância e do estado de ligação. IS-IS (sistema intermediário para sistema intermediário) é outro protocolo de estado de ligação, geralmente usado em grandes redes.
*
Protocolos de gateway externo (EGPs): Usado para trocar informações de roteamento entre sistemas autônomos. O mais prevalente é:
*
bgp (protocolo de gateway de borda): O padrão de fato para roteamento da Internet. É um protocolo de vetor de caminho, trocando informações de rota mais detalhadas do que os protocolos de vetor a distância.
Portanto, não há um único protocolo, mas uma família de protocolos usados para roteamento, dependendo das necessidades e da escala específicas da rede.