A
roteador Funciona como uma ponte e um roteador. Embora tenham funcionalidades distintas, um roteador incorpora a funcionalidade de ponte como parte de sua operação.
*
Bridging: Uma ponte conecta duas LANs separadas (redes de área local) que usam o mesmo protocolo (por exemplo, Ethernet). Ele aprende os endereços MAC em cada rede e encaminha os quadros apenas para o segmento apropriado, impedindo o tráfego de rede desnecessário.
*
roteamento: Um roteador conecta redes diferentes (LANS, WANS - redes de área ampla, internet etc.) que podem usar protocolos diferentes. Ele usa endereços IP para determinar o melhor caminho para encaminhar pacotes nas redes.
Um roteador executa a ponte implicitamente ao lidar com várias sub -redes no mesmo segmento de rede. Essencialmente, ele preenche entre essas sub -redes enquanto também roteando entre redes muito diferentes, além de suas conexões diretas. Ele lida com a ponte baseada em endereço MAC para comunicação local de sub-rede enquanto usa endereços IP para decisões de roteamento de rede maiores.