Os técnicos de computação podem ser ambos auto-ritados e orientados a projetos, dependendo de seu papel e ambiente de trabalho. Não há uma única resposta.
*
em ritmo próprio: Muitos aspectos do trabalho de um técnico de computador envolvem aprendizado e solução de problemas autodirigidos. Eles podem precisar pesquisar soluções para não familiarizar problemas de forma independente, aprender novos softwares ou hardware em seu próprio tempo ou gerenciar sua própria carga de trabalho dentro de prazos.
*
Orientado pelo projeto: Outros aspectos são muito baseados em projetos. Eles podem ser atribuídos a um projeto específico, como a configuração de uma rede, a migração de dados, a implementação de novos softwares de segurança ou reparando um grande número de computadores. Esses projetos definiram metas, cronogramas e geralmente envolvem colaboração com outras pessoas.
Muitas vezes, o trabalho é uma mistura de ambos. Um técnico pode solucionar independentemente o problema do computador de um usuário (em ritmo individual) como parte de um projeto maior para melhorar o desempenho geral do sistema (orientado ao projeto).