Quando foi lançado no final de 2001, a Radeon 9000 da ATI Technologies foi concebido como uma placa de vídeo high-end para PCs de jogos. Embora esta placa de vídeo não é de forma capaz de rodar jogos high-end lançados hoje em dia , ainda é um cartão funcional para essas multimídia PCs de construção em um orçamento que simplesmente querem assistir a filmes ou navegar na Internet. Framebuffer
O " framebuffer " é essencialmente a quantidade de memória em uma placa de vídeo. Esta memória desempenha um fator determinante para as diferentes resoluções e texturas que podem ser prestados dentro de um mundo 3D. O framebuffer para este modelo em particular da ATi Radeon 9000 é de 256 megabytes , que enquanto ainda um número médio porte respeitável para os padrões de 2010, era uma figura muito alta quando o cartão foi lançado pela primeira vez .
Gráfica Unidade de Processamento
Como uma CPU em uma placa-mãe , o ATI Radeon 9000 e todas as placas de vídeo têm um chip GPU dedicada. Esta GPU , como uma CPU, corre a uma velocidade dedicada. Enquanto a velocidade do clock do núcleo para a Radeon 9000 é de 200 megahertz , por padrão , a velocidade do clock do núcleo real de seu especial Radeon 9000 podem ser ligeiramente diferentes , dependendo de quem fabricou o cartão, como a Radeon 9000 teve vários fabricantes diferentes.
pipelines
a combinação de fragmentos e vertex pipelines , bem como operadores de varredura , todos trabalham juntos para determinar a rapidez com que uma placa de vídeo pode processar dados gráficos e torná-lo na tela como o que foi projetado para ser. A Radeon 9000 contou com quatro dutos de fragmentos e um único gasoduto vértice, com mais quatro operadores de varredura adicionais. Isso permitiu que o cartão para renderizar gráficos 3D de forma rápida , tornando-se um cartão de jogo ideal para a época.