Sim, a placa e o monitor de vídeo devem suportar o mesmo padrão * ou compatível * para obter uma resolução desejada e número de cores. Embora eles não precisem ser * padrões * idênticos *, eles devem ser mutuamente compatíveis.
Por exemplo:
*
Resolução: Se a sua placa de vídeo produzir um sinal 4K (3840x2160), seu monitor também deverá ser capaz de receber e exibir um sinal 4K. Se o seu monitor suportar apenas 1080p, você não verá a resolução 4K completa. O monitor reduzirá o sinal ou você terá apenas a resolução mais baixa que ambos os dispositivos podem suportar.
*
profundidade de cor: Da mesma forma, se a sua placa de vídeo estiver emitindo um sinal com uma profundidade de cor de 10 bits por cor (resultando em um bilhão de cores), seu monitor precisa poder exibir tantas cores. Se for apenas um monitor de 8 bits (milhões de cores), a imagem parecerá menos vibrante ou as informações de cores excedentes serão descartadas.
Em suma, os recursos do monitor são um fator limitante. A placa de vídeo pode * tentar * produzir uma alta resolução e profundidade de cor, mas o monitor precisa ser capaz de recebê -lo e exibi -lo. O sistema geralmente padrão é o menor denominador comum dos recursos suportados.