Sim, você pode adicionar uma placa de som a uma placa -mãe que já tem som a bordo. No entanto, você precisará:
*
Certifique-se de ter um slot PCI-E gratuito: A maioria das placas de som usa um slot PCI-E X1, embora algumas cartas de ponta possa exigir um slot maior. Verifique o manual da sua placa -mãe para confirmar os slots disponíveis.
*
Desative o som a bordo: Depois de instalar a placa de som, você precisará desativar o áudio a bordo em suas configurações de BIOS ou sistema operacional. Caso contrário, você provavelmente terá conflitos e problemas de áudio. Desativar o som a bordo impede que o computador use ambos simultaneamente, levando a problemas como estático, sem som ou roteamento de áudio inesperado.
*
Instale os drivers necessários: A nova placa de som exigirá que seus próprios drivers funcionem corretamente. Eles geralmente são incluídos em um CD com o cartão ou podem ser baixados no site do fabricante.
Adicionar uma placa de som geralmente é útil se você precisar de melhor qualidade de áudio, mais conexões (por exemplo, mais entradas/saídas de áudio, saídas ópticas) ou recursos mais avançados do que o que o som integrado fornece. No entanto, para a funcionalidade básica de áudio, o som a bordo geralmente é suficiente.