Veja como determinar se sua placa -mãe tem uma placa de som integrada:
1. Verifique o manual da sua placa -mãe: * A maneira mais confiável é consultar o manual do usuário da sua placa -mãe. Ele indicará explicitamente se ele integrou o áudio.
* Procure seções como "áudio", "a bordo de áudio" ou "periféricos integrados".
2. Examine a placa -mãe: *
Montagens de áudio: Procure um conjunto de tomadas de áudio no painel traseiro do seu computador. Isso geralmente inclui um macaco de microfone, conector de linha e pelo menos um macaco de alto-falante.
*
chipset de áudio: Se você tiver acesso à própria placa -mãe, procure um pequeno chip rotulado como "áudio" ou com o nome do fabricante como Realtek, ALC ou VIA.
3. Verifique o gerenciador de dispositivos (Windows): *
Open Gerenciador de dispositivos: Pressione a tecla Windows + X e selecione "Gerenciador de dispositivos".
*
Procure entradas e saídas de áudio: Expanda a categoria "Som, Video e Game Controllers". Se você vir um dispositivo listado como "Realtek de alta definição de áudio", "via HD Audio" ou similar, você integrou som.
4. Use ferramentas de informações do sistema: *
msinfo32: Pressione a tecla Windows + R, digite `msinfo32` e pressione Enter. Procure a seção "Resumo do sistema" e verifique as informações "Versão/data do BIOS". Os detalhes do BIOS podem mencionar recursos de áudio integrados.
*
Ferramentas de terceiros: Use ferramentas de informações do sistema como Speccy ou CPU-Z, que fornecem informações detalhadas de hardware, incluindo detalhes do chipset de áudio.
5. Procure a instalação do driver: * Se o seu computador reconhecer a placa de som integrada, o Windows poderá instalar automaticamente os drivers necessários. Você pode encontrar os arquivos de driver na sua pasta "C:\ Windows \ System32 \ Drivers".
Considerações importantes: *
Qualidade de áudio integrado: Embora as placas de som integradas sejam convenientes, elas geralmente oferecem qualidade de baixa qualidade do que as cartas de som dedicadas.
*
Personalização: As placas de som dedicadas geralmente possuem recursos avançados, como várias saídas, botões de controle de volume ou software para personalizar perfis de som.
Se você ainda não tiver certeza, uma pesquisa on -line rápida usando o número do modelo da placa -mãe geralmente pode esclarecer se possui áudio integrado.