A popularidade de minicomputadores , atualmente designadas como computadores de médio alcance , estações de trabalho ou servidores, atingiu seu auge 1963-1987 . Com a evolução da tecnologia, o minicomputador moderno agora rivaliza com o desempenho de computadores de grande porte do passado. História
O sistema operacional minicomputador original foi baseada em circuitos integrados digitais , substituindo cartões perfurados processamento analógico . A unidade de guarda-roupa usado uma impressora de linha e mais tarde um monitor para processar dados. O minicomputador de maior sucesso foi o processador de dados programado série (PDP) , com o PDP-11 que oferece um sistema operacional de compartilhamento de tempo para lidar com múltiplas tarefas simultâneas .
Tamanho de minicomputadores
minicomputadores foram usados uma vez que os sistemas operacionais principais para pequenas empresas ou para um departamento de uma grande corporação, com suporte para até cerca de 200 clientes. Minicomputadores modernos , comumente referido como servidores e estações de trabalho , são capazes de suportar centenas de clientes .
Capacidades de processamento
minicomputadores anteriores foram limitadas pelo uso de 8 a 16 bits , enquanto que os processos de processamento de 32 e 64 bits agora é possível. Servidores atuais são limitadas por licença de software para o número de computadores que podem ser conectados ao sistema. Isso varia de cinco para um servidor doméstico a 10 para uso profissional de negócios, com maiores quantidades possíveis para indústrias.