Você não "configura" explicitamente um servidor de catálogo global da mesma maneira que pode configurar um serviço específico. Em vez disso, um controlador de domínio (DC) * se torna * um servidor de catálogo global automaticamente quando você o promove em um controlador de domínio e seleciona as opções apropriadas durante o processo de promoção. O processo é inerentemente parte da configuração do Active Directory DominAin Services (AD DS).
Aqui está uma quebra de como um controlador de domínio se torna um servidor de catálogo global e o que influencia sua função:
*
Promoção do controlador de domínio: O passo fundamental. Quando você promove um servidor para um controlador de domínio, escolhe sua função no domínio. Por padrão, a maioria dos controladores de domínio também são servidores globais de catálogo. Você não encontrará uma opção separada de "Configurar Catálogo Global".
*
Comportamento padrão: Na maioria dos casos, o primeiro controlador de domínio em um domínio * automaticamente * se torna um servidor de catálogo global. Os controladores de domínio subsequentes, especialmente em domínios maiores, geralmente também são configurados como servidores globais de catálogo para escalabilidade e disponibilidade.
*
Configuração do site: A localização do controlador de domínio nos locais e topologia de serviços do Active Directory afeta significativamente seu papel. A Microsoft recomenda ter pelo menos um servidor de catálogo global em cada site. Isso garante que os clientes em um site possam localizar rapidamente informações no Active Directory sem precisar se comunicar nos links WAN. Isso é feito colocando estrategicamente controladores de domínio em cada site.
*
Opções durante a promoção (menos comum): Embora não seja uma configuração direta, você * poderia * tecnicamente impedir tecnicamente um controlador de domínio de ser um servidor global de catálogo durante a promoção, embora isso geralmente seja desencorajado, exceto em circunstâncias extremamente específicas (por exemplo, escritórios de ramificação com restos de recursos). Esta é uma opção selecionada * durante * o Assistente de promoção do controlador de domínio.
*
Alterações pós-promoção (avançado): Após a promoção, você não pode "ativar" ou "desativar" diretamente o catálogo global. As modificações em sua funcionalidade são gerenciadas indiretamente através de outros aspectos:
*
Removendo o papel global do catálogo: Isso raramente é feito e geralmente requer um planejamento cuidadoso. Normalmente é alcançado rebaixando o controlador de domínio.
*
Replicação: A replicação do catálogo global é gerenciada automaticamente por anúncios. O monitoramento da saúde da replicação é crucial para garantir a funcionalidade adequada.
*
Alocação de recursos: Verifique se o espaço de disco, memória e potência de processamento suficientes estão disponíveis no servidor que hospeda o catálogo global.
em resumo: Não há "configuração de catálogo global dedicada". É um papel inerentemente ligado a um controlador de domínio. A chave para ter um catálogo global em funcionamento é o posicionamento do controlador de domínio adequado, o design do local e a manutenção de uma infraestrutura saudável do Active Directory. Concentre -se nesses aspectos em vez de procurar uma configuração específica.