VLK significa
chave de licença de volume . Um servidor VLK não é um tipo específico de hardware do servidor, mas um servidor * usado * para ativar e gerenciar licenças de software obtidas por meio de um programa de licenciamento de volume de um fornecedor de software (como a Microsoft).
Em essência, é um servidor que contém e distribui as chaves de licença de volume. Os clientes (computadores) se conectam a este servidor para ativar seu software usando as chaves fornecidas pelo servidor VLK. Isso simplifica o gerenciamento de licenças para organizações com muitos computadores que precisam do mesmo software. Em vez de gerenciar as chaves individuais do produto para cada máquina, a organização gerencia as chaves centralmente através do servidor VLK.
O software específico e a configuração de um servidor VLK variam dependendo do fornecedor e do programa de licenciamento. Por exemplo, a Microsoft usa o KMS (Serviço de Gerenciamento de Chaves) como uma maneira de implementar um servidor VLK para seus produtos.