1. SSH (Shell Seguro) SSH é uma maneira segura de conectar-se a um servidor Linux remoto a partir de um cliente Windows. Ele permite que você execute comandos no servidor como se estivesse sentado no console do servidor. Para usar SSH, você precisará de um cliente SSH. Alguns clientes SSH populares para Windows incluem PuTTY, WinSCP e MobaXterm.
2. Protocolo de área de trabalho remota (RDP) RDP é um protocolo que permite conectar-se a uma interface gráfica de usuário (GUI) em um computador remoto. Você pode usar o RDP para se conectar a um servidor Linux a partir de um cliente Windows se o servidor tiver uma área de trabalho gráfica instalada. Para usar o RDP, você precisará de um cliente RDP. A Conexão de Área de Trabalho Remota do Windows (mstsc.exe) é o cliente RDP padrão para Windows.
3. Rede Privada Virtual (VPN) Uma VPN permite criar uma conexão segura entre dois computadores pela Internet. Você pode usar uma VPN para se conectar a um servidor Linux a partir de um cliente Windows se o servidor estiver protegido por um firewall. Para usar uma VPN, você precisará de um cliente VPN. Alguns clientes VPN populares para Windows incluem OpenVPN, PPTP e L2TP.
4. Samba (compartilhamento de arquivos do Windows) Samba é um pacote de software que permite que servidores Linux compartilhem arquivos com clientes Windows usando o protocolo SMB. Para usar o Samba, você precisará instalar o Samba no servidor Linux e configurá-lo para compartilhar os arquivos e pastas desejados. Você pode então acessar os arquivos e pastas compartilhados do seu cliente Windows usando o Windows Explorer (File Explorer).
5. Protocolo de cópia segura (SCP) SCP é um protocolo que permite copiar arquivos com segurança entre dois computadores pela Internet. Você pode usar o SCP para copiar arquivos de um servidor Linux para um cliente Windows ou de um cliente Windows para um servidor Linux. Para usar o SCP, você precisará de um cliente SCP. Alguns clientes SCP populares para Windows incluem WinSCP, PuTTY e MobaXterm.