Cliente: - Um cliente é um programa que solicita serviços de um servidor.
- Inicia uma conexão com o servidor e envia solicitações de dados ou ações específicas.
- O cliente aguarda a resposta do servidor e a processa.
- Os exemplos incluem navegadores da web, aplicativos móveis e aplicativos de software de desktop que se comunicam com servidores remotos.
Servidor: - Um servidor é um programa ou computador que fornece serviços a clientes através de uma rede.
- Ele escuta conexões de clientes recebidas e responde às suas solicitações.
- O servidor executa as tarefas necessárias e envia respostas aos clientes.
- Os exemplos incluem servidores web, servidores de e-mail, servidores de banco de dados e servidores de aplicativos.
Em um modelo cliente-servidor, o cliente e o servidor se comunicam usando um protocolo específico ou um conjunto de regras para troca de dados.
O cliente envia solicitações ao servidor na forma de mensagens ou comandos, e o servidor processa essas solicitações e envia respostas na forma de dados ou resultados.
Este modelo permite a distribuição eficiente de tarefas e recursos em aplicações de rede.