Um daemon de servidor é um tipo de programa de computador executado em segundo plano, normalmente como um serviço ou processo de sistema, para fornecer serviços a outros programas ou dispositivos em uma rede. Ao contrário dos aplicativos típicos, um daemon não requer interação humana direta para executar suas tarefas. O nome "daemon" é derivado do antigo conceito grego de daemon, um espírito ou ser sobrenatural.
Alguns exemplos comuns de daemons de servidor incluem:
1. Daemon SSH (Secure Shell) (sshd):Fornece uma conexão criptografada segura em uma rede, permitindo login remoto e transferências de arquivos.
2. Daemon FTP (File Transfer Protocol) (ftpd):Permite a transferência de arquivos entre computadores usando FTP, um protocolo de rede padrão.
3. Daemon HTTP (Hypertext Transfer Protocol) (httpd):atende páginas da web e lida com solicitações HTTP de navegadores da web. Exemplos de daemons HTTP incluem Apache e Nginx.
4. Daemon SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) (sendmail):Responsável por enviar e receber mensagens de e-mail usando SMTP.
5. Daemon DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) (dhcpd):Atribui endereços IP e outras informações de configuração de rede a dispositivos em uma rede.
6. Daemon DNS (Domain Name System) (nomeado):Resolve nomes de domínio em endereços IP, fornecendo endereçamento baseado em nome para sites e outros serviços de Internet.
Esses daemons de servidor são executados em vários sistemas operacionais e geralmente são configurados para iniciar automaticamente na inicialização do sistema. Eles escutam solicitações de rede específicas ou conexões de entrada de clientes e respondem adequadamente. Eles podem registrar informações sobre suas atividades e os administradores geralmente podem configurar e monitorar suas configurações por meio de arquivos de configuração ou interfaces de gerenciamento.
Os daemons de servidor são componentes essenciais dos sistemas de computação em rede, permitindo que uma ampla gama de serviços operem de forma transparente e eficiente em segundo plano. Eles lidam com tarefas como transferência de arquivos, login remoto, entrega de e-mail e muito mais, oferecendo suporte perfeito à funcionalidade de computadores e dispositivos em uma rede.